Um grupo de 32 crianças da Escola Municipal Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto, do bairro Sítio Cercado participaram de atividades voltadas a práticas corporais e aventura no Centro de Educação Física e Desportos (CED).
O projeto “Aventure-se” faz parte do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Educação Física, que alia o ensino, pesquisa e extensão através de atividades voltadas ao esporte.
As dinâmicas começaram na manhã da última sexta-feira (18) e se estenderam até o dia seguinte. Caminhadas em trilhas, montanhismo, escalada, parkour e caiaque foram adaptados em diversos pontos do Centro Politécnico.
O professor André Mendes Capraro, tutor do programa, enfatiza a importância de inserir a comunidade externa dentro da universidade. “Eles vivenciam ter esse contato com o espaço físico que eles não têm disponível na escola, assim como equipamentos, o que não é comum em uma escola pública”, explica.
O evento contou com a participação colaborativa de alunos do curso de Educação Física e professores da rede municipal de ensino, o que potencializou a construção do conhecimento em diversas trocas. “Uma outra educação física tem se construído”, resume Michaela Camargo, professora e ex-aluna do programa PET.
Além disso, Michaela explicou que as crianças – do terceiro, quarto quinto ano e de classes especiais – vivenciaram a inclusão e trocaram diversas experiências. “É um grupo heterogêneo, mas que traz a significância das diferenças nas relações. Esse movimento, que envolve especialmente as famílias, atinge outros lugares que a educação precisa alcançar”, finaliza.
Texto: João Vitor de Oliveira, sob orientação de João Cubas
Fotos: Juliana Barbosa
(Aspec/SCB/UFPR)