Setor de Ciências Biológicas

Workshop internacional discute a aplicação da biologia molecular na parasitologia; inscrições abertas

O Laboratório de Parasitologia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o Workshop Internacional: Biologia Molecular em Parasitologia. O objetivo do evento é atualizar o conhecimento em diversas ferramentas relacionadas à biologia molecular, bem como a sua aplicabilidade na parasitologia e na saúde pública.

As inscrições estão abertas no formulário disponível perfil do laboratório no Instagram. As vagas para a edição do dia 29 de abril já estão esgotadas. Porém, foi aberta uma nova turma para o dia 13 de maio, com 100 vagas.  Podem participar alunos de graduação, de pós-graduação, pesquisadores e demais profissionais da área da saúde.

As palestras serão transmitidas pelo YouTube e estão divididas em três eixos: Rastreabilidade Ambiental de Parasitos; Diversidade Genética de Parasitos; e Biologia Evolutiva e Genômica de Parasitos. Além disso, os participantes receberão previamente um resumo, vídeo e artigos de interesse sobre as palestras. “Os inscritos obterão informações atuais acerca do tema e participarão de discussões relevantes, com pesquisadores experientes, de instituições nacionais e internacionais”, afirma o professor Diego Averaldo Guiguet Leal, do Departamento de Patologia Básica da UFPR e coordenador do evento.

Além de Leal, participam da organização do workshop a professora Taís Rondello Bonatti, da Universidade Paulista (UNIP), o discente de graduação em Nutrição da UFPR Gabriel Farias e o professor Andrey José de Andrade, sendo os docentes os moderadores do evento e das palestras.

O coordenador explica que a parasitologia é uma ciência multidisciplinar e que tem recebido destaque pela notificação de surtos, ocorridos no sul do país, de toxoplasmose e outras protozooses. Nesse cenário, é necessária a atuação de profissionais de várias áreas do conhecimento para rastrear os parasitos, elucidar a epidemiologia e entender os agravos à saúde humana. “Além disso, fica evidente a importância da biologia molecular no contexto pandêmico, para o diagnóstico e rastreabilidade de novas variantes de patógenos”, completa Leal.

A iniciativa da UFPR se enquadra na Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e no conceito emergente de saúde única – One Health. O evento tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e dos Programas de Pós-graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia e de Alimentação e Nutrição da UFPR.

Além do Workshop, o Laboratório de Parasitologia Ambiental tem ofertado eventos e cursos de atualizações, que são gravados e disponibilizados no canal do YouTube Parasito Ambiental.

 

Serviço 

Workshop Internacional: Biologia Molecular em Parasitologia.

Quando: 29/04 e 13/05/2021, das 14 às 17h

Local: Canal do YouTube do Laboratório de Parasitologia Ambiental – https://cutt.ly/mlMaH1y

Informações e inscrições: https://www.instagram.com/parasitoambiental/

 

 

esse pro site

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR