Conectando Ciência e Inovação: Avanços e Perspectivas em Farmacologia foi o tema da XIX Jornada de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizada de 6 a 8 de novembro pelo Programa de Pós-graduação em Farmacologia, no prédio do departamento dedicado à área (Campus Centro Politécnico), o evento debateu temas atuais e urgentes para a comunidade cientÃfica, como os análogos do GLP-1, diferenças sexuais na pesquisa e o agonismo tendencioso.
Usados no tratamento de diabetes tipo 2 e no combate à obesidade, os análogos do Glucagon-Like Peptide 1 (GLP-1) imitam um hormônio que é produzido no intestino. Um exemplo é a semaglutida, princÃpio ativo de fórmulas como Ozempic e Wegovy, amplamente difundidas nas redes sociais. O tema foi debatido durante o evento devido à sua atualidade e relevância. A professora Giseli Klassen, por exemplo, abordou a modulação epigenética de análogos de GLP-1 como alternativa para terapia adjuvante no câncer de mama, e o doutorando Kauê Marcel de Oliveira aprofundou a utilização desse hormônio sintético no tratamento do câncer.
O impacto do agonismo tendencioso em aplicações farmacológicas e no entendimento delas entrou em pauta por meio de diversos debates. Outro tema em destaque foram as diferenças sexuais na pesquisa. A doutoranda Vanessa B. P. Lejeune abordou diferenças sexuais na percepção da dor; e a doutoranda Stephanie de Moura Araujo Fernandes falou sobre as diferenças sexuais no modelo de obesidade.
“Tivemos a honra de receber palestrantes de diferentes partes do Brasil, que compartilharam suas experiências e reforçaram a relevância de estudos pré-clÃnicos no avanço cientÃfico”, diz Mariana Furtado Bergmann, representante discente do PPG em Farmacologia.
Segundo a aluna, a próxima edição, que será a 20ª, terá o objetivo de ampliar o alcance para as turmas de graduação da UFPR e de outras instituições, consolidando a Jornada como um espaço acessÃvel e inspirador para futuros cientistas. “Estamos considerando a realização do evento durante as férias de inverno, o que pode facilitar a participação de um público ainda maior”, finaliza.
Conheça o Programa de Pós-graduação em Farmacologia da UFPR