Anfiteatro lotado, resgate histórico e falas emocionadas marcaram a comemoração dos 85 anos de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento aconteceu em 21 de março, no anfi-10, que fica no prédio central do setor, com direito a homenagens solenes a professores, técnicos e terceirizados; lançamento de livro, sorteios, painéis comemorativos, premiação de um concurso de ilustrações e uma mesa para debater diversidade e inclusão no Biológicas.
A abertura, que começou às 9h, foi mediada por Francine de Souza, do cerimonial da universidade, e contou com a presença da vice-reitora Graciela Bolzon de Muniz, do diretor do Setor de Ciências Biológicas Thales Ricardo Cipriani, e do vice-diretor Marcelo de Meira Santos Lima.
As autoridades abordaram a importância do trabalho desenvolvido pela instituição desde a fundação da FAFI (Faculdade de Ciências e Letras) em 1938, posteriormente anexada à Universidade do Paraná. A federalização ocorreu nos anos 1950 e a divisão por setores se deu por volta dos anos 1980.
A mesa também mencionou nomes relevantes que já passaram pelo setor, impactando não apenas a universidade, mas também a ciência brasileira. Com a chegada do professor Newton Freire Maia nos anos 1950, por exemplo, a UFPR inaugurou o primeiro laboratório de genética humana do paÃs.
Mas também foram abordados os desafios enfrentados ao longo dessa história e os avanços que ainda precisam ser alcançados, como a democratização do conhecimento cientÃfico e um maior financiamento estatal para ensino, a pesquisa e a extensão.
Após as falas, foram homenageados um docente e um técnico administrativo em educação (TAE) de cada departamento (escolhidos por suas respectivas equipes), e dois servidores terceirizados (indicados pelos diretores, que também indicaram duas técnicas da direção). Confira a lista completa:
Direção
TAE: Claudia Vanessa Cavalheiro
TAE: Ruth Back dos Santos
Departamento de Fisiologia
Docente: Carlos Estevam Nolf Damiani
TAE: Ruth Back dos Santos
Departamento de Zoologia
Docente: Lúcia Massutti de Almeida
TAE: Denise Guimarães Julião Weldt
Departamento de Farmacologia
Docente: Roberto Andreatini
TAE: Ely de Fátima
Departamento de Prevenção E Reabilitação em Fisioterapia
Docente: Ariani Cavazzani Szkudlarek
TAE: Jairo Mendes de Gois
Departamento de Botânica
Docente: Thelma Alvim Veiga Ludwig
TAE: Camila Taciana Sandrini
Departamento de Educação FÃsica
Docente: Dr. Claudio Portilho Marques
TAE: Elizabeth Regina Xisto
Departamento de Anatomia
Docente: Armin Weber
TAE: Neusa Gomes
Departamento de Genética
Docente: Iglenir João Cavalli
TAE: Ana Luiza Mattana
Departamento de BioquÃmica e Biologia Molecular
Docente: Profa. Maria Eliane Merlin Rocha
TAE: Marilza Doroti Lamour
Patologia Básica
Docente: Ida Cristina Gubert
TAE: Mario Augusto Simoes
Depto de Biologia Celular
Docente: Waldemiro Gremski
TAE: Herculano Salviano dos Reis Filho (Nino)
Terceirizados
Luiz Carlos Ferraz
Francisca Pereira de Carvalho Leal
Outro homenageado da manhã foi Palmiro Francisco Franco, que trabalhou por mais de quatro décadas no laboratório de anatomia e foi o primeiro servidor técnico da UFPR a receber o tÃtulo de emérito.
Em A conquista de uma vitória: do medo à paixão pela Anatomia, lançado durante o evento, Franco conta em forma de versos sua trajetória na universidade e como enfrentou o medo de cadáveres e se tornou um dos profissionais mais respeitados da instituição.
No lançamento da obra, também foi inaugurado o Espaço de Leitura Palmiro Francisco Franco, área destinada à troca e à leitura de obras literárias, com o apoio da ONG Freguesia do Livro.
A celebração dos 85 anos de Biológicas na UFPR também contou com um debate sobre diversidade no setor. A mesa discutiu equidade de gênero, questão racial, etarismo e acessibilidade.
A discussão foi mediada por Adriana Inês de Paula, coordenadora da Superintendência de Inclusão, PolÃticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD), com a participação da professora Ana Lucia Tararthuch, que está desde os anos 1980 na universidade e acompanhou o avanço das mulheres no meio acadêmico durante as últimas décadas. Tararthuch também abordou entraves relacionados ao etarismo.
O estudante Matheus Lima de Souza, aluno do bacharelado em Educação FÃsica, tratou das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, e o técnico de laboratório Fabio Roberto Caetano abordou a importância de ampliar o debate sobre a questão LGBTQIAP+.
Quem estava na plateia também participou da conversa, levantando demandas para tornar o Biológicas mais inclusivo. Ao fim do papo, foi lançado um grupo no WhatsApp para discutir a criação de um comitê de diversidade para o setor.
No fim da tarde, foi realizada a premiação do Ilustra Bio, concurso cultural destinado a alunos, professores, técnicos e terceirizados da UFPR, que elegeu o desenho da camiseta oficial dos 85 anos de Ciências Biológicas na universidade. Em três dias, foram recebidos mais de 500 votos no Instagram do setor.
O desenho escolhido entre os 15 selecionados foi do aluno Leonardo Fogaça, que é também responsável por um coletivo de ilustrações na universidade, o Bioilustra.
O trabalho vencedor foi uma mandala com Ãcones representando todas as áreas do conhecimento estudadas no Biológicas e detalhes das pastilhas que cobrem as paredes do prédio central.
O primeiro lote de camisetas já está esgotado, mas um novo deve sair nas próximas semanas e será anunciado nas redes sociais do Biológicas.
O dia se encerrou com sorteios de brindes, como os bottons e as canecas comemorativas dos 85 anos, além de edições impressas de A Conquista de uma vitória.
Serviço:
Veja a abertura do evento e as homenagens da manhã
Confira todas as fotos do evento
Baixe o livro A Conquista de uma vitória, de Palmiro Francisco Franco
Para consultar a disponibilidade de livros, canecas, camisetas e bottons comemorativos: aspec.bio@ufpr.br