Hayanna Karla Felipe Santos – A ação da Palma Forrageira no sistema complemento

3-hayanna-joao-ok

A estudante de Biomedicina Hayanna Karla Felipe Santos investiga em seu TCC a ação de frações modificadas quimicamente da planta Opuntia fícus-indica no sistema complemento humano – um composto de proteínas que destroem agentes invasores, como bactérias.

Conhecida como Palma Forrageira, a Opuntia é amplamente distribuída nas Américas, inclusive no Brasil. “Acho muito bacana trabalhar com plantas medicinais”, relata a estudante.

Sob a orientação da professora Juliana Maurer, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Hayanna analisou frações com moléculas de Opuntia. O principal componente dessas frações é a pectina, um carboidrato encontrado nas células de plantas.

Independente dos resultados, a Opuntia apresenta efeitos benéficos para futuros tratamentos. ”Se as moléculas ativarem o sistema complemento, pode beneficiar pessoas que possuem imunidade baixa. Se ela inibir, poderá servir para o tratamento de doenças inflamatórias”, explica Hayanna.

No caso deste estudo, os primeiros resultados indicam que existe efeito do sistema complemento. Nestas últimas semanas, Hayanna está terminando a análise e a interpretação dos resultados, o que ela considera um grande desafio. Outra dificuldade foi se adaptar à rotina do laboratório. “A organização e a manipulação de substâncias químicas é bem complicado, mas depois que você pega o jeito, se ajusta”, resume.

Hayanna se prepara para continuar estes estudos no mestrado. “Está muito bacana de fazer. Já fui aprovada no mestrado e em agosto pretendo continuar minhas pesquisas nessa área”, revela a futura mestranda em Bioquímica.

o-uso-da-upuntia-varia-desde-a-alimentacao-ao-gado-e-humana-paisagistico-e-cerca-viva-foto-divulgacao

O uso da Upuntia varia desde a alimentação ao gado e humana, paisagístico e cerca-viva. Foto – Divulgação