Palestra: Projeto Giulia – Mãos Que Falam – 21/06 – 14h – Anfiteatro 10

Pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desenvolveram uma braçadeira que, conectada a um aplicativo, revoluciona a comunicação das pessoas com deficiência auditiva. Idealizado pelo professor da Universidade do Estado do Amazonas, Manuel Cardoso, o Projeto Giulia consiste no desenvolvimento de uma braçadeira com sensor que traduz em som o significado de movimentos de quem está utilizando o aparelho. Posicionado abaixo do cotovelo, o acessório decodifica mais de 150 sinais.
O Giulia não  substitui o intérprete, mas o aplicativo serve para casos emergenciais. O programa não só interpreta os sinais, mas também grava e permite, por exemplo, que o deficiente auditivo possa ler o que as outras pessoas falam. Para que isso aconteça, a pessoa precisa acionar o Giulia e falar próximo ao telefone. O mesmo irá transcrever em texto o que foi dito pela linguagem falada.
Projeto Giulia
O projeto Giulia – Mãos Que Falam, é um kit tecnológico baseado em inteligência artificial. Os pesquisadores levaram dois anos para desenvolver um programa capaz de identificar diversos movimentos.
O Professor Manuel Cardoso estará na Universidade Federal do Paraná (UFPR) no próximo dia 21 de junho, onde vai  demonstrar, esclarecer e orientar sobre a utilização deste aplicativo.
Serviço:
Palestra: Projeto Giulia – Mãos Que Falam
Data: 21 de junho
Horário: 14h
Local: Anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, campus Centro Politécnico
Endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210, Jardim das Américas – Curitiba
Transmissão via web no link – https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/infobio
Mais informações pelo site da UFPR:
Vídeo de apresentação/demonstração do uso da tecnologia assistiva:
Os interessados em participar da palestra podem informar seus nomes através dos e-mails: jordaopereira@ufpr.br    ou
lgterasawa@gmail.com .