Entre os dias 20 e 24 de janeiro, ocorreu o 12º Curso de Verão em Farmacologia. O evento foi promovido pelos representantes discentes da pós-graduação em Farmacologia da UFPR: Anderson Gustavo Santos, Leonardo de Castro e Souza, Manuella Machado Godoy e Maryana Albino Clavero
Assim como nas edições anteriores, a programação contemplou aulas práticas e teóricas em cada laboratório do Departamento, com ênfase em mostrar as quatro áreas de atuação do PPG-Farmacologia: Inflamação, dor e febre; Neurociências; Produtos naturais; e Toxicologia
Vitória Korb cursa Farmácia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e foi uma das 25 participantes do curso. Na fase final da graduação, Vitória aproveitou a oportunidade para planejar o que estudará no futuro. “Gostei muito das visitas aos laboratórios, de entender a dinâmica da pesquisa que eles fazem e das aulas teóricas também, com fundamentação para o que precisa na parte prática. Ficou muito bem encaixado, para entender como aparecem resultados”. Ainda de acordo com a estudante, conhecer as linhas de pesquisa e o ambiente para o seu desenvolvimento é uma forma do público externo saber onde estão aplicados os recursos públicos para a pesquisa científica.
A estudante de farmácia Letícia Morgan, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) tem interesse em Neurociências, e no curso encontrou um caminho para a pós-graduação. “Agora já tenho uma idéia para fazer no mestrado. Quero buscar minha pós-graduação e expandir conhecimentos em Farmacologia”, ressalta Letícia.
De acordo com a organização, foram recebidas cerca de 90 inscrições de vários locais do Brasil que foram selecionadas por critérios como análise do currículo e pretensão de cursar a pós-graduação no futuro. Muitos dos atuais pós-graduandos foram participantes do curso e hoje, como a mestranda Maryana. “O curso é importante, pois desperta o interesse. Vi o que acontece aqui dentro, pois muitas vezes não temos essa noção, para que a gente serve e a nossa importância”, enfatiza a pesquisadora.
Participantes da Edição 2020 do Curso de Verão em Farmacologia da UFPR. Foto – Juliana Barbosa / ASPEC