As atividades foram conduzidas pelo Coletivo Aporã Ete e os/as discentes puderam aprender sobre os alimentos tradicionais do povo Guarani, participar de uma oficina de grafismo indÃgena, e aprender sobre a arte e o conhecimento sobre sÃmbolos e seus significados e sua associação com os mitos e histórias de cada etnia indÃgena, sentir a profundidade dos cantos Guarani e ter um espaço de escuta ativa sobre as lutas e a história do povos indÃgenas. A visita guiada à floresta pelo Elon, Jefferson, Mario e Yasmin permitiu aos estudantes compreenderem os sentidos e significados de uma terra cuidada e ocupada ancestralmente pelos povos indÃgenas.
A Disciplina de Educação Ambiental constitui um espaço curricular importante na formação de futuros/as biólogos/as, pois ela garante um espaço de centralidade para os povos indÃgenas, comunidades quilombolas e comunidades tradicionais para pensar a problemática socioambiental. No contexto da formação em Ciências Biológicas esta centralidade ainda não é garantida, o que impede a construção de alteridades, a desestruturação de estereótipos que sustentam o racismo estrutural em nossa sociedade, incluÃdo o racismo ambiental. A realização desta saÃda de campo foi fundamental para compreender o papel dos povos indÃgenas na conservação da sociobiodiversidade e as formas de aprender-fazendo com estes grupos e suas lutas.
A discente Flores Turatti, avaliou a vivência em seu Relatório de Campo: “Esta saÃda de campo foi uma convivência agregadora, sensÃvel e essencial para minha formação pessoal e como bióloga. Em cada gesto do povo indÃgena, desde os cantos partilhados, até à s comidas preparadas e, principalmente, nas palavras de Elon, senti muito acolhimento e conexão com a terra e com as outras pessoas. A problemática socioambiental é uma questão que envolve relações humanas, histórias, espiritualidade e respeito. Volto dessa experiência tocada e grata, disposta a honrar o que me foi ensinado. Espero ter ainda mais contato com os povos tradicionais e aprender muito mais com esses saberes tão bonitos“.
Para maiores informações sobre o Território IndÃgena:
@eloynhandewa
@aporaete