Este tutorial visa auxiliar na manutenção do site da Unidade de Informática – SCB, utilizando o Painel do WordPress, com foco nas funcionalidades de Posts, Mídia e Páginas.
1. Acesso ao Painel do Editor
2. Visão Geral do Painel
Após o login, você será direcionado ao “Painel” principal.
- Menu Lateral Esquerdo: Este é o seu principal ponto de navegação no WordPress. Ele oferece acesso rápido a todas as áreas de gerenciamento do seu site.
- Painel (Dashboard): Clicar aqui sempre o levará de volta à tela inicial do painel.
- Posts: Gerencie todo o conteúdo dinâmico do seu site, como notícias e destaques.
- Mídia (Media): Faça upload e organize todos os arquivos de imagem, documentos (PDFs), vídeos, etc., que você usa no site.
- Páginas (Pages): Crie e edite as páginas estáticas do seu site, como “Sobre Nós”, “Contato”, etc.
- Outros itens do Menu: Incluem “Comentários”, “Perfil”, “Ferramentas”, entre outros, para gerenciamento adicional.
- Seções do Painel Principal:
- Rascunho Rápido (Quick Draft): Uma área para rapidamente salvar ideias para posts futuros.
- Novidades e eventos do WordPress (WordPress News and Events): Mantenha-se atualizado com as últimas notícias e eventos da comunidade WordPress.
- Agora (At a Glance): Oferece um resumo conciso do conteúdo do seu site, como o número de posts e páginas publicados.
- Atividade (Activity): Mostra os posts publicados recentemente no seu site.
3. Gerenciando Conteúdo: Posts, Mídia e Páginas
3.1. Posts (Notícias e Destaques)
Esta seção é utilizada para criar e gerenciar todo o conteúdo dinâmico do seu site, como as notícias e os destaques da página principal.
- Acessar e Criar Novo Post:
- No menu lateral esquerdo, clique em “Posts”.
- Selecione “Adicionar novo” para iniciar a criação de um novo post.
- Edição do Post:
- Título: Insira o “TÍTULO DO DESTAQUE OU DA NOTÍCIA” no campo superior.
- Conteúdo: Adicione o “DADOS DO DESTAQUE OU DA NOTÍCIA” na área de texto principal.
- Publicar: Após finalizar, clique no botão “Publicar” (geralmente no lado direito) para que o post fique visível no site.
- Visualização no Site: Os 3 (três) últimos posts publicados aparecerão na página principal. Posts mais antigos poderão ser encontrados em seções como “Mais Destaques” ou “Mais Notícias”.
3.2. Mídia (Imagens e Arquivos)
A biblioteca de mídia é onde você faz upload, armazena e organiza todas as imagens, documentos (PDFs), e outros arquivos digitais que serão usados no seu site.
- Acessar a Biblioteca de Mídia:
- No menu lateral esquerdo, clique em “Mídia”.
- Selecione “Biblioteca” para ver todos os arquivos já enviados.
- Selecione “Adicionar nova” para fazer upload de novos arquivos.
- Upload de Arquivos:
- Na tela “Adicionar nova mídia”, você pode “Soltar os arquivos aqui” (arrastar e soltar) ou clicar em “Selecionar arquivos” para navegar e escolher o arquivo em seu computador.
- Obtendo o Link da Mídia:
- Após o upload, o arquivo aparecerá na biblioteca. Clique no arquivo desejado.
- O “URL do arquivo” é o link direto para a sua mídia. Você pode copiá-lo para usar em páginas ou posts.
3.3. Páginas
As páginas são usadas para conteúdo estático que não muda com frequência, como seções “Sobre”, “Contato” ou informações institucionais.
- Acessar e Criar Nova Página:
- No menu lateral esquerdo, clique em “Páginas”.
- Selecione “Adicionar nova” para criar uma nova página.
- Edição da Página:
- Título: Insira o título da sua página.
- Conteúdo: Digite ou cole o texto e insira imagens (usando a mídia) na área de conteúdo. Você também pode “ADICIONAR LINKS” ao texto.
- Publicar: É crucial clicar no botão “Publicar” após digitar o título e o texto. Somente assim sua página será criada e seu respectivo link gerado.
- Link da Página: O “LINK DA PÁGINA” será gerado após a publicação.
4. Demais Orientações Importantes (Contato com o Administrador)
Algumas alterações estruturais e de design do site requerem a intervenção do Administrador.
- Menu Superior e Rodapé: Para incluir, alterar ou excluir qualquer item no menu do site ou modificar os dados do rodapé (como ramal e endereço), você deve solicitar ao Administrador.
- Vídeos na Página Inicial: A inclusão de vídeos na página de entrada do site é feita pelo Administrador. Os vídeos devem ser enviados para o YouTube e organizados em uma PLAYLIST, cujo link será encaminhado ao Administrador para incorporação no site.
- Imagem da Página Inicial: A imagem principal da página inicial (com dimensões de 1200 x 250 pixels) deve ser encaminhada ao Administrador. As cores do menu são definidas a partir dessa imagem.
- Redes Sociais: Caso a Unidade possua redes sociais, os links correspondentes também devem ser enviados ao Administrador para inclusão no site.