
Em pleno perÃodo de férias escolares, 15 estudantes de Ensino Médio de três escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba, com idades entre 15 e 18 anos, escolheram passar suas manhãs e tardes aqui na UFPR! Eles foram convidados a participar do 1º Curso de Férias da Farmacologia, uma semana dedicada à construção do conhecimento coletivo sobre prevenção ao abuso de drogas. De 17 a 21 julho, os alunos receberam uma cartilha sobre o tema e se envolveram em atividades diversas propostas pela equipe de professoras do Departamento.
O objetivo deste Projeto de Extensão é esclarecer o mecanismo de ação das drogas de abuso e seus efeitos deletérios aos usuários através da vivência acadêmica e do método cientÃfico. “Trazê-los para dentro da UFPR foi muito importante. Inseridos na vivência acadêmica, eles conseguiram perceber – e a gente percebeu nitidamente – algumas mudanças em si mesmos, inclusive na concepção que eles tinham de um cientista”, diz a Profa. Joice Maria da Cunha, coordenadora do projeto. No primeiro dia, eles foram convidados a desenhar um artista e um cientista. No último dia, eles redesenharam os mesmos personagens e o resultado surpreendeu a equipe. “No redesenho, muitos se auto desenharam, considerando-se então cientistas após toda a vivência que tiveram conosco nesta semana, tendo agora a universidade efetivamente como um objetivo a ser conquistado”, afirma a Profa. Joice. Essa atividade artÃstica foi inspirada numa pesquisa de mestrado realizada com adolescentes no Campus Botucatu da Universidade Estadual Paulista (UNESP) acerca do imaginário sobre a profissão de cientista.
“Eu achei que fosse ser uma experiência legal passar essa semana no Curso de Férias. Botei fé e vim, né? E foi muito melhor do que eu achei que seria! Aqui eu me senti livre para ser eu mesmo, num ambiente de amigos – e amigos inteligentes! Esses dias fizeram eu mudar a ideia que tinha de faculdade, eu questionava se realmente valeria a pena eu cursar. Mas vi que aprendi muito aqui e quero mais, quero estudar algo na área da Tecnologia. Quero agradecer aos professores e monitores que disponibilizaram o próprio tempo para ensinar para a gente, para preparar tudo, criar slides, cartazes, brincadeiras… essas pessoas são muito incrÃveis! — Gustavo Martins dos Santos (16), estudante do Colégio Estadual Amyntas de Barros (Pinhais-PR).
Quizz, gincana de funções cerebrais, simulação teatral de um tribunal de júri opondo o elemento cigarro e uma senhora usuária impactada por anos de abuso e óculos para simulação de visão alterada foram algumas das atividades do curso, todas desenvolvidas com base no método cientÃfico. Os estudantes praticaram as ferramentas de um cientista: formularam as hipóteses, as testaram através de experimentos, realizaram as coletas e as análises. Foi uma construção de conhecimento em conjunto, com base nos critérios cientÃficos, como o de aleatoriedade. Todos os procedimentos foram supervisionados e monitorados por estudantes de pós-graduação e graduação e professores da UFPR. O conteúdo foi abordado de forma lúdica, integrando conhecimento e diversão.
Durante esta jornada, eles tiveram a oportunidade de vivenciar parte da rotina no ambiente acadêmico, como nas visitas ao Museu de Anatomia e Museu de Ciências Naturais, laboratórios e até no transporte e Restaurante Universitário, onde foram recebidos para os almoços, por meio de parcerias estabelecidas com Pró-Reitorias da UFPR. Uma Feira de Ciências, organizada pelos próprios estudantes no auditório do Departamento de Farmacologia, marcou o encerramento do Curso de Férias. Nesta ocasião eles puderam apresentar a outros professores e estudantes da Universidade o conhecimento construÃdo, incluindo modelos de neurotransmissores e formação de sinapses.
“Tudo foi muito legal, teve gincana, teatro, experimento do efeito do álcool no fÃgado bovino… Eu estava ansiosa para usar o laboratório, porque quero estudar Biomedicina! E eu gostei de aprender sobre o tabagismo, porque minha mãe fuma, por isso eu acabo fumando passivamente, né? Mais uns argumentos para eu levar pra casa pra tentar convencer ela a parar de fumar! — Maria Antônia Berezuki Cunha (17), estudante do Colégio Estadual Amyntas de Barros (Pinhais-PR).
O 1º Curso de Férias da Farmacologia foi organizado, além da Profa. Joice, pela Profa. Dra. JanaÃna Menezes Zanoveli, vice-coordenadora do projeto, e realizado com colaboração e apoio técnico de uma grande equipe: a Profa. Dra. Eunice André, a Profa. Dra. Francislaine Aparecida dos Reis LÃvero, a Dra. PatrÃcia Manuitt (pós-doc no Laboratório de Toxicologia Ambiental da UFPR), a mestranda em Educação LetÃcia Mendes, o graduando em Medicina Bruno Liebl e os monitores Ãlvaro Henrique Bernardo de Lima e Silva, Ana Paula Farias Waltrick e Ana Carolina Felipe da Silva, estudantes do Programa de Pós-graduação em Farmacologia; Bruna Renata Caitano Visnheski, graduanda de Biomedicina; Julia Maria Miranda, graduanda de Ciências Biológicas; e, Bárbara Renata de Oliveira e Luiza Eduarda Grieshaber, graduandas de Odontologia. O apoio das seguintes instituições foi fundamental para esta realização: Anna Medicina Cannabica, Belcher Farmacêutica, Instituto Inovamed, Companhia de Teatro da UFPR e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).
“Além de feliz, eu estou muito surpresa com o resultado deste trabalho que estamos organizando desde janeiro. Foi fantástico ver na Feira de Ciências o tanto o que eles aprenderam em apenas uma semana. Até meu filho participou. Ele tem apenas 12 anos, apresenta um determinado grau do espectro autista, e acompanhou a turma!” — Dra. PatrÃcia Manuitt, venezuelana, doutoranda de Farmacologia.
Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR) – 21 de julho de 2023