A UFPR possui consolidada internacionalização de sua pós-graduação e pesquisa, reconhecida em diferentes áreas do conhecimento, com ampla gama de instituições parceiras em vários paÃses, entre os quais Portugal. Neste paÃs, a cidade de Chaves recebe atualmente a Profa. Dra. Vera Lúcia Israel, docente do Departamento de Fisioterapia (DPRF) da UFPR e coordenadora do Laboratório de Saúde e Funcionalidade “Alegria em Movimento†(LAM-SF).
Vera Lúcia realiza estágio pós doutoral no espaço AQUAVALOR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Ãgua (CoLAB). O Aquavalor é uma associação privada sem fins lucrativos fundada, entre outras instituições, pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB, atualmente responsável pelo ensino no Campus da Ãgua) e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT).
O estudo de pós-doutorado envolve um projeto de implementação de instrumento de avaliação da acessibilidade nos espaços hidrotermais e vivências e contribuições da Fisioterapia Aquática como meio de saúde e bem-estar da população. Além disso, o projeto de Fisioterapia Aquática, como modalidade e especialidade de contexto para saúde e funcionalidade humana, envolve “Fisioterapia: estudos e vivências nas práticas integrativas da hidroterapia na promoção e reabilitação em saúde em espaços de piscinas terapêuticas, termalismo, balneoterapia e spaterapia, escolas e instituições de ensino superior europeias como meio de intervenção do fisioterapeuta, em diferentes populações’â€.
D´além mar, a professora revela estar sendo muito bem acolhida pelas Professoras Doutoras Maria José Alves (IPB, supervisora do pós-doutorado e diretora executiva do Aquavalor) e Alcina Nunes (IPB, responsável pedagógica da parte de ensino no Câmpus da Ãgua – Chaves, Portugal) e por toda a equipe do Aquavalor/IPB. “Contribuir ao meu desenvolvimento como professora e pesquisadora da UFPR, atendendo as melhores práticas da Fisioterapia Aquática como estudiosa da área e buscar a internacionalização do DPRF são alguns dos meus objetivos para este ano de estudos em Portugalâ€, destaca.
Desejamos uma proveitosa temporada, Professora!
Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR) – 17 de abril de 2023