Notícias d´além mar | Professora de Fisioterapia em pós-doc em Portugal

Cópia de BioNews (9)

O contato com pesquisadores de outros países enriquece significativamente a carreira acadêmica, permitindo um compartilhamento de projetos e novas parcerias em comunidade internacional. A Professora Dra. Vera Lúcia Israel, docente do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da UFPR e coordenadora do Laboratório de Saúde e Funcionalidade “Alegria em Movimento†(LAM-SF) está vivenciando esta oportunidade em seu pós-doutorado em Portugal.

No último mês a professora realizou visita técnica e participou de reuniões no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMINHO), na cidade de Braga. Com ela, as professoras pesquisadoras Ana Paula Pereira, Ana Serrano e Beatriz Pereira (Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga) e Ana P. C. Loureiro (Fisioterapia da PUC/PR). O objetivo dos encontros é elaborar os primeiros passos para uma parceria internacional do LAM-SF e do Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFPR com o Instituto de Educação da UMINHO, na linha de Atividade Física e Saúde, especialmente voltada à saúde da criança. “Com a construção dessa parceria sobre o tema da saúde da criança no aspecto de intervenção precoce poderemos manter a atenção biopsicossocial centrada na família e os contextos da vida da criança em suas rotinas, entendendo o papel e as possibilidades da Fisioterapia como parte da equipe transdisciplinar, para promoção e prevenção de atrasos e deficiências no desenvolvimento durante a infância”, explica Vera.

A intenção do grupo é também contribuir com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades, e contemplar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), do Ministério da Saúde do Governo Federal do Brasil.

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)

Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1549

Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1549