Planejamento estratégico
Histórico
O núcleo gerador do atual Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná constituiu-se, em abril de 1951, no Laboratório de Genética da antiga cátedra de Biologia Geral (Prof. Dr. Homero de Mello Braga).
Esse Laboratório foi fundado pelo Prof. Dr. Newton Freire-Maia.
Durante seus primeiros anos de existência, o Laboratório desenvolveu projetos de pesquisa sobre Genética de Populações de Drosophila (polimorfismos cromossômico e de pigmentação dos tergitos abdominais). A partir de 1956, o Laboratório passou a se chamar de “Genética Humana”, tendo se dedicado principalmente aos seguintes temas:
1 – Efeitos genéticos dos casamentos consangüíneos;
2 – Estimativas da carga genética do endocruzamento (estudos teóricos e baseados em dados do item 1);
3 – Efeitos genéticos das radiações ionizantes;
4 – Malformações congênitas dos membros.
Durante vários anos houve apenas um grupo de pesquisas no Laboratório de Genética Humana. Entretanto, em 1965, começou a diversificação, tendo sido fundado o Laboratório de Citogenética Humana, pelo Prof. Dr. Francisco A. Marçallo. Em anos subsequentes, já no atual Departamento de Genética (instituído em 1971), outros laboratórios, com foco de interesse em pesquisas em Genética Humana, também foram implantados: Polimorfismos e Ligação, em 1974, pela Profa. Dra. Eleidi A. Chautard Freire Maia; Imunogenética e Histocompatibilidade, em 1980, pelo Prof. Dr. Bento Arce Gomez e Genética Molecular Humana, em 1988, pela Profa. Dra. Maria Luíza Petzl-Erler. Também foi fundado o Centro de Displasias Ectodérmicas, em 1982, pelo Prof. Dr. Newton Freire Maia e pela Profa. Dra.Marta Pinheiro. Além dessas novas unidades, 3 outros laboratórios também foram criados dentro do atual Departamento de Genética: Roedores, pelo prof. Ives J. Sbalqueiro, Peixes, pela profa. Marta Margarete Cestari e Microrganismos, pelo prof. João Lúcio Azevedo.