Aprender Genética e Evolução depende de um extenso vocabulário, do entendimento de conteúdos complexos e especÃficos, e da compreensão e diferenciação dos conceitos envolvidos. O processo de ensino-aprendizagem pode e deve ser otimizado pela utilização do lúdico (jogos e dramatização), simulação de investigação cientÃfica e pela utilização de multimÃdias e softwares. Além dessas estratégias, também podem ser utilizadas discussões teóricas, utilização de artigos de jornal e atividades em grupo, embasadas na transposição didática. Assim, essa linha de pesquisa se dedica diagnosticar dificuldades de ensino-aprendizagem e prospectar e desenvolver facilitadores desse processo. Os projetos desenvolvidos nessa temática estão vinculados ao Laboratório de Educação CientÃfica (www.lec.ufpr.br/) que pertence ao Departamento de Genética da UFPR e tem interação direta e indireta com a formação de recursos humanos dedicados ao ensino de ciências.
Alguns dos projetos de pesquisa em andamento nessa temática:
“Sondagem, prospecção e desenvolvimento de facilitadores para o ensino-aprendizagem de Genética e Evolução“- Pesquisador responsável: Profa. Iris Hass