Os discentes Pedro Macedo e Thiago Algusto Matsunga, ambos do curso de Ciências Biológicas, apresentaram parte dos resultados obtidos em seus projetos de PIBIC, desenvolvidos no LabCECA, durante a IIIª Escola Paranaense de Bioinformática, na UFPR.
O evento reuniu pesquisadores nacionais que trabalham em projetos utilizando bioinformática para resolução de questões biológicas. No evento foram apresentadas novas abordagens metodológicas, pipelines e softwares destinados a análises de dados em larga escala. Pedro trabalha com elementos genéticos móveis e seu papel na reorganização dos genomas e no evento apresentou dados sobre os elementos da famÃlia Keno e sua possÃvel predileção de inserção associada à genes de snoRNA da famÃlia U2 no genoma de Xenopus tropicalis. Já Thiago participa do projeto de pesquisa “Evolução de genes de receptores olfatórios sobre um aspecto adaptativo” e apresentou a descrição do repertório de genes de receptores olfativo que compõe o genoma de duas espécies de anuros.
Além do ineditismo de seus trabalhos em genômica estrutural de anfÃbios, estes trabalhos abrem novas perspectivas de estudos que serão agora ampliados em seus respectivos projetos. Certamente um ótimo inÃcio em suas carreiras cientÃficas!