Artigo apresenta novos dados sobre uma família de DNA satélite em Anuros

Com cerca de 28 espécies, os anfíbios do gênero Cycloramphus possuem muitas lacunas sobre sua história natural. Parte delas, deve-se dificuldade de encontrar estes espécimes na natureza por apresentarem uma grande suscetibilidade ao declínio populacional, em maior parte devido a ação do homem nos locais em que estas espécies habitam: Mata atlântica e Floresta das Araucárias dos estados de Santa Catarina e Paraná. Estes fatores motivaram a inclusão de várias dessas espécies no Plano de Ações Nacionais de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção há alguns anos.
No esforço de acrescentar informações a respeito deste gênero de anfíbios, o trabalho intitulado “Cytogenetic characterization and mapping of the repetitive DNAs in Cycloramphus bolitoglossus (Werner, 1897): more clues for the chromosome evolution in the genus Cycloramphus (Anura, Cycloramphidae)”, publicado na revista Plos One, apresenta dados inéditos sobre a espécie Cycloramphus bolitoglossus, um anfíbio endêmico da Mata Atlântica no estado do Paraná. O artigo descreve pela primeira vez o cariótipo dessa espécie, apresentando o número e morfologia dos cromossomos, padrão de distribuição da heterocromatina constitutiva e posição das Regiões organizadoras de nucléolo (NORs). Essas são características fundamentais para o conhecimento sobre o complemento cromossômico das espécies e ponto de partida para as comparações entre os cariótipos das espécies-irmãs. Assim, quando comparamos os cariótipos de espécies relacionadas, é possível sugerir hipóteses evolutivas com base em rearranjos cromossômicos que fornecem pistas sobre as divergências entre as espécies do gênero Cycloramphus.
O trabalho foi desenvolvido pela bolsista de PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) Gislayne de Paula Bueno, acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná. O projeto envolveu o laboratório de Citogenética Evolutiva e Conservação Animal do Departamento de Genética da UFPR e da equipe do Laboratório de Dinâmicas Ecológicas, do Departamento de Zoologia da UFPR. Também integrou a equipe o Dr. Kaleb Pretto Gatto, pós-doutorando da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” (Unesp/Rio Claro).
Como grande achado, a equipe descreveu pela primeira vez na família Cycloramphidae a presença de um DNA satélite: o PcP190. DNAs satélites constituem uma classe de DNAs não-codificantes (que não transcrevem para nenhum produto celular aparentemente) e que estão presentes repetidos centenas de cópias em uma mesma região do genoma (repetidos “in tandem”). Esses DNAs repetitivos constituem grande fração dos genomas de eucariotos e são importantes componentes estruturais dos cromossomos e muitas evidências sugerem sua importância como substrato durante a evolução cromossômica das espécies. Neste trabalho, os autores encontraram grande similaridade estrutural com cópias do DNA ribossomal 5S (rDNA 5S), confirmando o mesmo padrão já relatado em outros Anuros. O trabalho também localizou em quais cromossomos do cariótipo esse DNA satélite estava presente, utilizando para isso a técnica de hibridação “in situ” fluorescente (FISH). Acredita-se que o DNA satélite PcP190 tenha se originado de um processo de duplicação do gene de rDNA 5S e tenha acumulado mutações ao longo do tempo que resultaram no surgimento dessa nova família de DNA satélite, aparentemente restrita à algumas poucas linhagens de Anuros.
Esses novos dados adicionam um nova página a história do gênero Cycloramphus e no estudo desse DNA satélite em Anuros e abre novas perspectivas para a compreensão o papel desses DNAs nos genomas desse grupo.

https://doi.org/10.1371/journal.pone.0245128

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Laboratório de Citogenética Evolutiva e Conservação Animal
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Laboratório de Citogenética Evolutiva e Conservação Animal
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2026 - Universidade Federal do Paraná - Laboratório de Citogenética Evolutiva e Conservação Animal

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR