Laboratório de Citogenética Evolutiva e Conservação Animal

Pithecopus gonzagai: uma nova e bela espécie em homenagem ao grande Luiz Gonzaga

Hoje foi publicado, no European Journal of Taxonomy, um artigo científico que descreve uma belíssima nova espécie brasileira. Uma singela homenagem à cultura nordestina e ao rei do baião, Luiz Gonzaga, um dos “arquitetos da música brasileira”.

O professor Daniel Pacheco Bruschi, do Programa de Pós-graduação em Genética, liderou o estudo, que conta também com a participação do doutorando Johnny Sousa Ferreira e dos pesquisadores Dr. Luís Felipe Toledo e Felipe Silva de Andrade da Unicamp e Isabelle Aquemi Haga da Universidade Federal de Uberlândia. O trabalho foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Como vocês já podem desconfiar, esse bicho ocorre lá no Nordeste, nos estados que ficam ao norte do grandioso Rio São Francisco (RSF), o velho Chico. Este importante rio teve um papel central na história evolutiva da nova espécie, bem como da sua espécie-irmã, o P. nordestinus. Alterações no seu curso há milhares de anos causaram um isolamento geográfico entre as populações ancestrais. Isso não é muito bacana? Nós chamamos isso de evento vicariante, que é quando uma barreira geográfica isola populações que antes estavam conectadas, originando, após milhares de anos, duas espécies distintas. Portanto, nós observamos atualmente o P. gonzagai ao norte do RSF e o P. nordestinus ao sul do RSF. O rio atua como uma barreira geográfica que isola reprodutivamente ambas espécies.

Entretanto, sabemos que já está em curso a Transposição do Rio São Francisco, uma grande obra que direciona a água do RSF para regiões nordestinas que sofrem bastante com as secas. Qual será o impacto ambiental dessa obra sobre o P. gonzagai? Temos nossas predileções e indicamos caminhos para se acompanhar esse impacto lá no artigo. De qualquer forma, devemos ficar em alerta sobre essa situação.

Logo abaixo está um videoclipe da música que a banda Papo de Sapo gravou sobre a nossa descoberta! A pessoa que está cantando é o Daniel Gonzaga, NETO do Gonzagão e FILHO do Gonzaguinha!!! Ele topou essa parceria e ficou muito bacana. Pessoal, arraste os móveis da sua sala e bora dançar esse baião maravilhoso. Ajude-nos na divulgação! Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Viva a biodiversidade e a música brasileiras!!!

 

Link do artigo científico: https://europeanjournaloftaxonomy.eu/index.php/ejt/article/view/1147
#brazilianbiodiversity #amphibians #frogs #nordeste #riosaofrancisco #especienova #brazil #fauna

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Laboratório de Citogenética Evolutiva e Conservação Animal
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Laboratório de Citogenética Evolutiva e Conservação Animal
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2025 - Universidade Federal do Paraná - Laboratório de Citogenética Evolutiva e Conservação Animal

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR