EXAMES DISPONÍVEIS PARA PESQUISA
Leucemia Linfóide Aguda
– Translocação t(12;21) ETV6-RUNX1 (TEL-AML1)
– Translocação t(9;22) BCR-ABL p190 e p210
– Translocação t(1;19) TCF3/PBX1
Em padronização: t(4;11)
Leucemia Mielóide Aguda
– Translocação t(8;21) RUNX1-RUNXT1 (AML1-ETO)
– Translocação t(6;9) DEK/CAN
– Translocação t(15;17) PML/Rara
Em padronização: inv16 e mutNPM1
PROTOCOLO OPERACIONAL PARA ENVIO DE AMOSTRAS
As amostras poderão ser coletadas a partir de sangue periférico e/ou de aspirado de medula óssea, ambas em tubos de coleta contendo EDTA. O volume solicitado para a realização do exame é de 4 mL.
As amostras deverão ser identificadas individualmente com os dados do paciente, de acordo com o protocolo interno de identificação do Hospital solicitante, e deverão ser encaminhadas com Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) assinado. O relatório de pesquisa será emitido de acordo com as informações encaminhadas no requerimento de solicitação do exame.
As amostras deverão ser mantidas em geladeira (2°C a 8°C) ou temperatura ambiente até o momento de seu envio para o laboratório. As amostras deverão ser transportadas ao laboratório também em temperatura ambiente, sem contato com luz solar. Amostras coletadas após as 15h deverão ser acondicionadas em geladeira (2°C a 8°C), e deverão ser enviadas no outro dia, impreterivelmente até as 12h do dia seguinte.
Serão recebidas amostras de sangue periférico de segunda-feira a sexta-feira, e amostras de medula óssea de segunda-feira à quinta-feira, entregues até às 15h, no Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) do Departamento de Genética da UFPR.
Endereço de entrega: Centro politécnico, Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, Departamento de Genética, Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH), sala 31, 2º andar. Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100. CEP 81531-980, Bairro Jardim das Américas, Curitiba Paraná.
Telefone para contato: Dra. Jaqueline Carvalho de Oliveira (041 99554 – 9609, ou 3361 – 1740)
As amostras entregues ao Serviço de Genética serão imediatamente avaliadas quanto sua qualidade para realização do exame de acordo com os critérios listados abaixo:
Amostras que não atendam aos critérios de qualidade mínima para a realização do exame serão devolvidas ao remetente e informadas ao profissional responsável pela coleta. São considerados critérios de exclusão de amostras: