No ano 2000, iniciaram-se as atividades do Grupo de Recrutamento e Ações Estratégicas do LIGH-UFPR/Funpar, com a finalidade de apoiar o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR) na conscientização sobre a importância do cadastro como doador voluntário de medula óssea. O Grupo de Recrutamento e Ações Estratégicas do LIGH-UFPR/Funpar, contava com a participação de funcionários e estagiários do laboratório e docentes da UFPR, que participavam das atividades dentro do HEMEPAR, em eventos externos em igrejas, clubes, universidade, praças, parques, escolas e realizando palestras.
Com o aumento das atividades relacionadas à conscientização sobre a doação voluntária de medula óssea, houve a necessidade de expandir o Grupo. Foi então iniciado, em 2006, o Projeto de Extensão “Doador de Medula Óssea do Presente e do Futuro” em parceria com o Departamento de Patologia Básica, coordenado pela Profa. Dra. Eni Alcantara Picchioni, envolvendo alunos das áreas biológicas e da saúde da UFPR.
Em 2008, foi iniciada uma parceria com o Banco de Sangue do Hospital Erasto Gaertner para o aumento das atividades de conscientização sobre a doação voluntária de medula óssea.
Em maio de 2021, o este Projeto de Extensão passou a se chamar “UFPR na Conscientização de Doadores de Medula Óssea”. Durante a pandemia de COVID-19, as estratégias de conscientização foram readaptadas, considerando a necessidade de isolamento social. Os alunos participantes do projeto passaram a realizar a divulgação sobre o transplante e a doação de medula óssea por meio de redes sociais, através da página no Instagram “@doe.medula.ossea”.