Projetos Vinculados

O Projeto de Extensão

Equipe multidisciplinar UFPR

Equipe multidisciplinar UFPR

 

Dia de campo na Fazenda Canguiri

Dia de campo na Fazenda Canguiri

O projeto de extensão “Colhendo Bons frutos” é um dos cinco projetos de Extensão em andamento do Departamento de Patologia Básica, do Setor de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Paraná e cujas ações fazem parte do Planejamento estratégico da UFPR (http://patologia.bio.ufpr.br/arquivos/extensao.html).

O público-alvo deste projeto é o produtor e sua família e demais participantes da cadeia produtiva do morangueiro e acadêmicos de Agronomia, Ciências Biológicas e Nutrição. Entende-se que o projeto apresenta relevância na perspectiva acadêmica e social, pois promoverá a interação dos acadêmicos com a comunidade e setor produtivo.

“Colhendo bons frutos” visa o acompanhamento das áreas, o treinamento de multiplicadores e a capacitação de forma continuada de alunos, técnicos, extensionistas e produtores nos princípios da produção integrada, de acordo com as NTEPI-Morango. Com a realização de eventos de extensão e o apoio das instituições parceiras, espera-se difundir o sistema de produção integrada do morangueiro aos demais pólos do Estado do Estado, de forma a permitir a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e sua família.

O projeto de Pesquisa 
O projeto de pesquisa ” A difusão de conhecimento e a transferência da tecnologia de produção integrada gerando valor para o agronegócio do morangueiro no Paraná” tem como objetivo a implantação e validação do sistema de produção integrada no cultivo do morango no Estado do Paraná. O Grupo Técnico de Produção Integrada de Morango (GTPI Mo) tem como projetos prioritários cinco áreas temáticas iniciais: Fitotecnia, Proteção integrada Entomologia, Proteção Integrada Fitopatologia, Monitoramento da qualidade ambiental e Pós-colheita. Para uma gestão participativa, o projeto conta com a parceria de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, técnicos extensionistas Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER- PR, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP, da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria de Abastecimento, representantes da Associação dos Produtores de morango e da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.
Em desenvolvimento. Foi apoiado e financiado pelo CNPq através do convênio com o MAPA a partir de novembro de 2009, já a partir do primeiro ano, fomentou-se a implantação do caderno de campo e de pós-colheita para o registro manual dos dados sobre o manejo do fruto desde a fase de campo até a expedição, em unidades de produção da Região metropolitana.

Pesquisas

Pesquisas

Parceiros


Produção Integrada de Morango


Setor de Ciências Biológicas Departamento de Patologia Básica.
Centro Politécnico - UFPR - C.P. 19020
Tel: (41) 3361-1697 / (41) 3361-1700
Curitiba - PR - Brasil