FISIOTERAPIA UFPR E PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO PARKINSON PARANÁ
No dia 11 de dezembro de 2019, o grupo de pesquisa “Alegria em Movimento e AQUAPARK”, coordenado pela Profª Drª Vera Lúcia Israel (docente do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia – DPRF), com a participação de estudantes de graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF), realizou o feedback anual na Associação Parkinson Paraná (APP), sobre as atividades desenvolvidas no ano de 2019.
Inicialmente foram entregues os materiais coletados (resmas e notas fiscais) durante o I Workshop Prático sobre avaliação na Doença de Parkinson, que aconteceu em 30/11/19 no Setor de Ciências Biológicas da UFPR.
No feedback anual de 2019, foram realizados pelo projeto AQUAPARK, atendimentos em Fisioterapia Aquática, nas piscinas de instituições públicas parceiras do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (DPRF) da UFPR, sendo 48 atendimentos do Centro Hospitalar de Reabilitação (CHR) para 18 pacientes, e 72 atendimentos na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho para 34 pacientes. Já na Fisioterapia em solo (projeto FISIOPARK) foram 12 atendimentos no Centro Hospitalar de Reabilitação (CHR) para 15 pacientes, e 72 atendimentos em solo na Associação Parkinson Paraná (APP) para 32 pacientes. As atividades foram desenvolvidas como coletas de iniciação científica, mestrado e doutorado. Além do rigor científico e metodológico, os objetivos sempre foram atender as demandas dos pacientes, apoiando suas famílias, além de buscar aprimorar suas atividades de vida diária e melhorar a qualidade de vida dos participantes.
Texto: Adriano Zanardi da Silva (doutorando fisioterapeuta do PPGEDF-UFPR) e Profª Drª Vera Lúcia Israel (DPRF-UFPR)
Foto: acervo pessoal
FISIOTERAPIA DA UFPR E AS ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nestes anos de parceria entre o curso de Fisioterapia da UFPR e a Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de Curitiba (desde 2014) muitas atividades formativas de ensino e de pesquisa foram desenvolvidas nas creches. No ano de 2019, na disciplina de Fisioterapia Neurofuncional I, ministrada pela Profª Drª Vera Lúcia Israel, foram realizadas aulas práticas nas creches, atendendo 106 crianças de 1 a 5 anos, estimuladas e com orientação para familiares e profissionais da educação que atuavam no Centro de Educação Infantil (CMEI) Cajuru, sob coordenação da diretora Profª Fernanda Baptista.
No dia 04 de dezembro, na coordenação de Educação Infantil da SME, foi realizado o feedback das atividades realizadas em 2019. A atividade teve a participação das professoras Fernanda Baptista, Joelma de Souza Arbigaus, da servidora municipal fisioterapeuta Jaqueline Rodrigues, as professoras da UFPR Vera Lúcia Israel e Silvia Pavão pela Fisioterapia.
Na parceria entre Departamento de Fisioterapia (DPRF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR foram feitas pesquisas na área da infância e estimulação de crianças e publicações de artigos científicos oriundos da tese de doutorado da Profª Drª Tainá R. Melo. Também aconteceu o encerramento do mestrado da fisioterapeuta Karize R.M. Novakoski (com avaliação fisioterapêutica de 64 bebês de 6 a 18 meses).As coletas do doutorado, em andamento, da fisioterapeuta Luize B. de Araujo, sobre estimulação aquática de bebês, com 76 crianças participantes dos Centros de Educação Infantil (CMEIs e ou CEIs). Além das práticas de projetos de aprendizagem de estudantes da Fisioterapia, tendo em um estudo 35 crianças de 2 a 3 anos de idade em avaliação com orientação de familiares e profissionais de Educação em 4 CMEIs; e outro estudo que ainda está iniciando com 5 crianças de 0 a 24 meses para avaliação aquática.
O projeto “ALEGRIA EM MOVIMENTO”, como projeto de ação docente da professora Vera L. Israel, engloba o ensino e procura atender a comunidade de centros de educação infantil públicos para orientar familiares e profissionais de Educação, além de estimular as crianças de 11 meses a 5 anos.
Texto: Vera Lúcia Israel (docente do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia – DPRF e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física – PPGEDF da UFPR)
UFPR – FISIOTERAPIA AQUÁTICA E A TALASSOTERAPIA: UMA VIVÊNCIA PRÁTICA EM MATINHOS – PARANÁ
A turma 2018, do curso de Fisioterapia, ao longo da disciplina de Fisioterapia Aquática, ministrada pela Profª Drª Vera Lúcia Israel, com colaboração da mestranda Juliana Siega (em estágio docente), o apoio das monitoras Gabriella Ferreira, Flavia C. Miranda, Tainá Christinelli e a estudante Giovanna Leveck participaram com projeto de voluntariado acadêmico, estudos teóricos e práticos na área aquática em Curitiba.
No final do semestre foi planejada uma atividade formativa diferenciada e organizada pelas estudantes monitoras, com supervisão direta da professora, com abordagem de “A Talassoterapia no Treino Cardiorrespiratório”. Mas o que é talassoterapia? É o uso da água do mar para prevenção e tratamento de doenças, levando em consideração banhos no mar, clima marinho e fatores ambientais. Para vivenciar da melhor forma, a aula foi realizada nas areias da praia Mansa, em Matinhos, conduzida pelas monitoras Flávia Cristina Miranda e Gabriella Ferreira, com acompanhamento da Profª Vera. A prática foi composta por atividade de ambientação por meio da percepção sensorial, para confiança e propriocepção entre colegas da turma, além de aquecimento e atividades cardiorrespiratórias em um circuito aeróbico e em exercícios com corpo imerso, por fim, relaxamento utilizando a terapia Watsu.
Os feedbacks sobre a aula destacaram uma experiência desafiadora, diferenciada, descontraída e educativa. Todas as atividades propostas em duplas e em equipes contribuíram no relacionamento um com o outro, além de ampliar ainda mais as possibilidades de tratar o paciente em meio aquático levando a uma participação ativa de tod@s. O aprendizado da Fisioterapia por meio de vivências práticas permite aprender com alegria.
Texto: Flavia Miranda e Gabriella Ferreira (acadêmicas monitoras da Fisioterapia Aquática); Profª Drª Vera Lúcia Israel
Fotos*: acervo pessoal
*Obs. Todos os estudantes permitiram o uso de imagem para este relato.