A Universidade Federal do Paraná (UFPR) segue realizando testes de Covid-19 para a comunidade interna.
Os exames ocorrem todas as segundas, quartas e sextas-feiras no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico. A ação é coordenada pela Direção do SCB, com apoio dos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (Ligh) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCho).
Podem se inscrever através do formulário estudantes, servidores técnicos e docentes que estejam com sintomas ou que tenham tido contato próximo com casos confirmados da doença.
Um algoritmo leva em consideração os sintomas que o indivíduo apresenta e o contato com positivados. Conforme o caso, o sistema indicará a necessidade de realizar o exame, além do melhor período para a coleta.
Com o reinício das atividades presenciais, a equipe ampliou o número de vagas e, no momento, 350 pessoas podem se inscrever em cada dia de coleta.
A chegada da variante ômicron influenciou o aumento das testagens e dos casos positivos entre as amostras analisadas. Em todo o mês de dezembro, foram realizados 424 testes, com apenas um caso positivo, o que representa 0,2% do total.
Na primeira quinzena de janeiro, dos 760 testes, 181 identificaram o Sars Cov-2, o que representa 23,8% do total. Na segunda quinzena, o índice passou de 30%, com 486 positivados entre 1600 testados. Em fevereiro, até o dia 10, dos 580 exames, houve 157 positivos, ou seja, 27,1%. Já entre os dias 11 e 20, houve uma redução: dos 362 testes, 71 deram positivo, ou seja, 19,6%.
A nova variante foi identificada pela primeira vez na UFPR no resultado positivo de dezembro. Na rodada do dia 06 de janeiro, a ômicron já estava presente em 70% dos casos. Nas rodadas seguintes, já estava em todas as amostras positivas, o que evidencia a sua alta transmissibilidade.
De acordo com a professora Jaqueline Carvalho de Oliveira, do Departamento de Genética da UFPR e coordenadora do projeto, os cuidados para evitar a transmissão devem continuar no retorno às aulas presenciais.
“Nada tira a necessidade do cuidado. Estamos aqui há dois anos falando do uso das máscaras e do distanciamento. Embora estejamos mais protegidos pela vacinação, a transmissão continua acontecendo”.
Os exames fazem parte de um estudo que visa identificar pessoas contaminadas e propiciar o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença. Atualmente, quatro professoras, três pós-doutorandas e quatro alunos de graduação são responsáveis por acompanhar a coleta e as análises das amostras.
Os recursos para os testes vieram de verbas e insumos próprios da UFPR, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Projeto Rede Institucional: Laboratórios para testes de diagnóstico para a Covid-19, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
SERVIÇO
Testes de Covid 19 para a comunidade universitária
Público-alvo: estudantes, técnicos e docentes da UFPR
Quando: segundas quartas e sextas (das 9h às 10h30min)
Local: Estacionamento do Setor de Ciências Biológicas
Link para agendamento: https://www.bioinfo.ufpr.br/testecovid19/
Texto : João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)