UFPR participa de iniciativa que busca valorizar as ecólogas do Brasil

O “Mulheres na Ecologia” é um projeto criado com intuito de aumentar a visibilidade de pesquisadoras que trabalham na área de ecologia no Brasil. A ideia é valorizar o trabalho dessas profissionais, mostrando quem elas são, com o que trabalham, suas histórias de carreira e pesquisas que desenvolvem.

A iniciativa surgiu em agosto de 2020, quando Elvira D’Bastiani, doutora em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), leu um livro sobre questões femininas e teve a curiosidade de conhecer mais mulheres de destaque em sua profissão.

Ao questionar amigas e a sua co-orientadora, a professora Karla Campião, do Departamento de Zoologia, descobriu que várias ecólogas são menos conhecidas do que homens na mesma posição. Por isso, ela teve a iniciativa de resgatar a história e o perfil dessas mulheres.

Hoje, Elvira coordena o projeto, com apoio e orientações da professora Karla. Participam também outras alunas da UFPR – Laryssa Negri, Juliana Ciccheto e Carla De Bastiani – e duas jornalistas mineiras – Tatiana Nepomuceno e Tuany Alves.

O principal canal de comunicação do grupo é o Instagram, em que foram criadas editorias para diversificar as abordagens. O quadro “Biografia de Ecólogas” já trouxe mais de 95 biografias, com histórias de pesquisas e desafios enfrentados por pesquisadoras de diversos locais do Brasil.

Outro destaque é o “EcoNotícias”, que mostra informações que ligam o que as pesquisadoras estão fazendo na universidade com a sociedade, de uma forma acessível. “O EcoNotícias busca potencializar a divulgação científica por meio do jornalismo e diminuir a lacuna existente entre cientistas ecólogas, jornalistas e sociedade”, conta Elvira. Alguns textos dessa seção já deram origem a matérias publicadas em portais como o Ecoa, G1 e Jornal da USP.

No futuro, o projeto prevê a publicação do material em um site e em outros meios de comunicação, buscando atingir um público maior. Sobre a importância do projeto, Elvira destaca: “Divulgar o trabalho que as mulheres fazem é tentar chamar um pouco mais de atenção para a importância das questões ambientais, da Universidade Pública e, além disso, mostrar que temos pesquisas de qualidade que são realizadas por mulheres aqui no Brasil”, manifesta.

Para saber mais sobre as mulheres ecólogas, acesse a página no Instagram do projeto.

Mulheres Ecólogas

Texto: André Festa e Jully Mendes, sob orientação de João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)