A chuva e o frio não espantaram os paratletas que participaram da etapa Curitiba do Meeting Paralímpico, na última terça-feira, dia 01º de novembro. As modalidades de atletismo e halterofilismo ocorreram no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Paraná, no Campus Centro Politécnico.
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento contou com cerca de 300 participantes. Entre eles, estava Isadora Venancio de Oliveira, 18 anos, de Cornélio Procópio, que conquistou o primeiro lugar na corrida de 1500 m feminino.
Com cegueira total, Isadora começou os treinos há um ano, desde que foi convidada pelo seu guia para participar de corridas de rua. “A princípio ela não gostou muito da ideia, mas pela persistência dele, acabou aceitando. Competiu na nossa cidade e conseguiu o primeiro lugar na sua categoria”, conta Andressa Cristina Felipe, mãe de Isadora.
Fernando Partelli, gerente de eventos do CPB, explica que os meetings servem para que o comitê se aproxime dos atletas e de seus clubes. Além disso, há a expectativa de que, em breve, a UFPR se torne um centro de referência para o esporte paralímpico, com a cessão dos espaços esportivos para os atletas. “Nosso objetivo é termos no próximo ano um centro de referência em cada capital no Brasil”, revelou o dirigente.
O Meeting Paralímpico tem como objetivos desenvolver a prática paradesportiva nos estados e municípios, o aprimoramento técnico das modalidades em disputa, propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e apresentar novos valores ao paradesporto brasileiro. Além da UFPR, houve competições do meeting no Clube Santa Mônica, na modalidade natação.
Em 2022, a competição já passou por outras 12 cidades brasileiras e terminará o ano com etapas em Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro