APRESENTAÇÃO
O Complexo Biotério da Universidade Federal do Paraná é um Órgão Auxiliar do Setor de Ciências Biológicas, tendo por finalidade a criação e fornecimento de animais com status sanitário convencional para ensino e pesquisa, manutenção e alojamento de animais em experimentação, compra e distribuição de insumos (ração e maravalha), assessoramento aos docentes e pós-graduandos para compra, manejo, controle sanitário e manutenção de animais de laboratório.
MISSÃO
O Complexo Biotério da UFPR está localizado no Centro Politécnico, possui caráter multiusuário e conta com duas áreas construídas, sendo uma de 1.179,60 m² (Biotério de Produção – inaugurado em dezembro de 2016) e outra de 561,92 m² (Biotério de Experimentação – Biotério de Experimentação, inaugurado em 1982). O Complexo Biotério apresenta credenciamento junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) com CIAEP Nº 01.0540.2018 – 19/10/2018 e é um dos dois únicos Biotérios do Estado do Paraná associados à Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos (REBIOTÉRIO/CNPq). O Complexo possui regimento próprio e um Comitê Gestor, composto por um coordenador e um vice-coordenador, ambos docentes, um coordenador técnico e representantes dos docentes, técnicos e discentes da UFPR.
Sua principal atribuição é o fornecimento de animais (roedores) para atividades de ensino e pesquisa da UFPR, seguindo os padrões de ética no manejo e bem-estar animal estabelecidos pela Lei Arouca 11.794/2008 e pelas diretrizes de integridade e de boas práticas para produção de animais (Resolução Normativa nº 32, de 06.09.2016 publicada pelo CONCEA). Atualmente são criados no Complexo Biotério animais das espécies: Rattus norvegicus e Mus musculus, roedores da família Muridae, utilizados como modelo animal em diversas pesquisas científicas, contando com duas linhagens heterogênicas (ratos Wistar e camundongos Swiss) e duas linhagens isogênicas (camundongos BALB/c e C57BL/6).
A produção é realizada sob demanda, com previsão mínima de três meses de antecedência. Esses animais são requisitados por diversos pesquisadores da UPR: dos setores de ciências Biológicas (11 Departamentos), Saúde (5 Departamentos) e Humanas (Psicologia), Agrárias (Medicina Veterinária) e Exatas (Física e Química), além do Campus de Palotina (Medicina Veterinária) e Complexo Hospital de Clínicas (Departamento de Cirurgia), com a possibilidade de atender a outras instituições de ensino superior do do Paraná (públicas e privadas). Todos os docentes coordenadores de projetos aprovados pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal (CEUA-BIO/UFPR), independente do Setor, compartilham da mesma cota mensal para distribuição de animais (https://bio.ufpr.br/ceua/).
ESPÉCIES & LINHAGENS PRODUZIDAS
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO & ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Segunda à sexta-feira das 07h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00.
CONTATO
Telefone: (41) 3361-1687
E-mail: bioterio@ufpr.br
ANEXOS
Normas de utilização do Biotério para os usuários