Complexo do Biotério

O Biotério

APRESENTAÇÃO

O Complexo Biotério da Universidade Federal do Paraná é um Órgão Auxiliar do Setor de Ciências Biológicas, tendo por finalidade a criação e fornecimento de animais com status sanitário convencional para ensino e pesquisa, manutenção e alojamento de animais em experimentação, compra e distribuição de insumos (ração e maravalha), assessoramento aos docentes e pós-graduandos para compra, manejo, controle sanitário e manutenção de animais de laboratório.

MISSÃO

O Complexo Biotério da UFPR está localizado no Centro Politécnico, possui caráter multiusuário e conta com duas áreas construídas, sendo uma de 1.179,60 m² (Biotério de Produção – inaugurado em dezembro de 2016) e outra de 561,92 m² (Biotério de Experimentação – Biotério de Experimentação, inaugurado em 1982). O Complexo Biotério apresenta credenciamento junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) com CIAEP Nº 01.0540.2018 – 19/10/2018 e é um dos dois únicos Biotérios do Estado do Paraná associados à Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos (REBIOTÉRIO/CNPq). O Complexo possui regimento próprio e um Comitê Gestor, composto por um coordenador e um vice-coordenador, ambos docentes, um coordenador técnico e representantes dos docentes, técnicos e discentes da UFPR.

Sua principal atribuição é o fornecimento de animais (roedores) para atividades de ensino e pesquisa da UFPR, seguindo os padrões de ética no manejo e bem-estar animal estabelecidos pela Lei Arouca 11.794/2008 e pelas diretrizes de integridade e de boas práticas para produção de animais (Resolução Normativa nº 32, de 06.09.2016 publicada pelo CONCEA). Atualmente são criados no Complexo Biotério animais das espécies: Rattus norvegicus e Mus musculus, roedores da família Muridae, utilizados como modelo animal em diversas pesquisas científicas, contando com duas linhagens heterogênicas (ratos Wistar e camundongos Swiss) e duas linhagens isogênicas (camundongos BALB/c e C57BL/6).

A produção é realizada sob demanda, com previsão mínima de três meses de antecedência. Esses animais são requisitados por diversos pesquisadores da UPR: dos setores de ciências Biológicas (11 Departamentos), Saúde (5 Departamentos) e Humanas (Psicologia), Agrárias (Medicina Veterinária) e Exatas (Física e Química), além do Campus de Palotina (Medicina Veterinária) e Complexo Hospital de Clínicas (Departamento de Cirurgia), com a possibilidade de atender a outras instituições de ensino superior do do Paraná (públicas e privadas). Todos os docentes coordenadores de projetos aprovados pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal (CEUA-BIO/UFPR), independente do Setor, compartilham da mesma cota mensal para distribuição de animais (https://bio.ufpr.br/ceua/).

 

ESPÉCIES & LINHAGENS PRODUZIDAS

  • Ratos (Rattus norvegicus) – Linhagem Wistar.
  • Camundongos (Mus musculus):
    • Linhagem Swiss;
    • Linhagem C57bl/6;
    • Linhagem Balb/c.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO & ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Segunda à sexta-feira das 07h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00.

 

CONTATO

Telefone: (41) 3361-1687
E-mail: bioterio@ufpr.br

 

ANEXOS

Normas de utilização do Biotério para os usuários

Ficha para requisição de Animais (válida a partir de Janeiro de 2021)

Etiquetas de identificação das gaiolas

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Complexo do Biotério
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1687
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Complexo do Biotério
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1687
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Complexo do Biotério

Setor de Ciências Biológicas - Paulo Henrique Zaramela

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR