Ciclo de Atualizações em Biologia debate pautas socioambientais com teor interseccional

“Nós da Terra – Pautas Sociais e Ambientais em Biologia” foi o tema do XXXIV Ciclo de Atualizações em Biologia, promovido pelo Centro Acadêmico de Estudos Biológicos (CAEB) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento aconteceu entre os dias 2 e 6 de setembro (coincidindo com a primeira semana de aulas do atual semestre), no prédio central do Setor de Ciências Biológicas.

Com um teor interseccional, as discussões atravessaram causas socioambientais e a valorização dos saberes tradicionais, como ocorreu durante a fala da professora indígena Kixirrá Jamamadi, a mesa redonda que debateu a gestão de resíduos de Curitiba e a palestra da bióloga Márcia C. M. Marques sobre o papel do ecofeminismo no equilíbrio do planeta.

“Foi muito bom poder contar com representantes indígenas, que trouxeram conhecimentos tradicionais fazendo a crítica aos modelos produtivos vigentes. Também demos visibilidade aos membros da ocupação Tiradentes, que vivem perto de um aterro sanitário e têm lutado por uma gestão de resíduos menos danosa à comunidade”, diz Pedro Vinicius Macedo, atual presidente do CAEB pela chapa Restauração.

A emergência climática foi um dos assuntos mais mencionados durante as discussões, sempre integrando desafios naturais e sociais como faces de uma mesma moeda. A saúde também ganhou destaque. A médica Amanda Medeiros, representante da Marcha da Maconha em Curitiba, abordou as propriedades medicinais da Cannabis sativa, a história da planta e sua regulamentação no Brasil.

Já as biólogas Raquel Cristina Marra e Juliana Cequinel abordaram a atuação do biólogo na Saúde Pública auxiliando no controle de zoonoses. Outro tópico relacionado à saúde foram as doenças tropicais negligenciadas, discutidas pela professora Teresa Cristina Cesar Ogliari. Por atingirem regiões pobres, elas são frequentemente ignoradas em políticas de saúde globais, perpetuando ciclos de vulnerabilidade.

O evento teve 27 palestras, cinco mesas redondas, duas visitas técnicas, dois minicursos e 214 inscritos. “Foi nossa 2ª maior semana acadêmica em números totais, e a maior em número de presentes”, diz Macedo. “Atendemos as expectativas de trazer as pautas sociais em função das ambientais, pois a preservação do meio ambiente é necessária em diversas instâncias”, finaliza.

Saiba mais sobre os eventos do Caeb acompanhando os posts do Centro Acadêmico pelo Instagram.

(Por Lívia Inácio, Aspec BL)