Estudantes de Educação Física colam grau no Auditório do Departamento

Nesta segunda-feira (11), 14 estudantes do curso de Educação Física da UFPR colaram grau em sessão pública sem solenidade no Auditório do Departamento de Educação Física da UFPR, no Setor de Ciências Biológicas (SCB). Por delegação do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Paraná, Professor Ricardo Marcelo Fonseca, a sessão foi presidida pelo Professor Thales Ricardo Cipriani, Diretor do SCB. Presentes à mesa o Professor Marcelo de Meira Santos Lima, Vice-Diretor do SCB, o Professor Fabrício Cieslak, Coordenador do curso de Educação Física, e Juliana Izabela Gomes de Oliveira, técnica administrativa na Secretaria da Coordenação do curso.

O formando João Manoel Gonçalves Aurelio conduziu o juramento e, na sequência, 14 estudantes receberam a outorga de grau, sendo oito como Bacharéis e seis como Licenciados em Educação Física.

O Prof. Fabrício lembrou aos graduandos da importância de respeitarem as diferenças e a diversidade humana, as questões críticas de opiniões, paixões, orientações, posições, religiões e emoções, bem como respeita-se, dentro da área da Educação Física, “o princípio da individualidade biológica que é fundamental na prescrição de atividades físicas”. Como brincadeira de costume, o professor parafraseou o personagem Homem-Aranha, de Stan Lee e Steve Ditko, dizendo que “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

O Vice-diretor, Prof. Marcelo, recordou a relação de alma mater que os graduandos estabelecem nesta data com a UFPR, com a responsabilidade de defendê-la enquanto instituição centenária aberta a toda a comunidade. Ele afirmou que os formandos fazem parte agora de um leque de profissionais cujo papel central é permitir a todos uma maior capacidade para se viver bem, com saúde e plenas condições, características que possibilitam a todos serem produtivos, podendo contribuir para uma sociedade melhor.

O Diretor, Prof. Thales, citou os rankings em que a UFPR figura entre as dez primeiras instituições do Brasil e a primeira no Paraná. O curso de licenciatura e de bacharelado de Educação Física, lembrou Thales, receberam, respectivamente, as excelentes notas 4 e 5 na última avaliação do Enade, de uma escala que vai de 1 a 5. “São vocês, estudantes, que colocam a Universidade sempre no topo desses rankings”, afirmou.

Aos novos Educadores Físico, nossos parabéns e votos de muitas realizações na profissão escolhida!

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)