Há 20 anos, o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia (PPGMPP) formava sua primeira turma. Para celebrar duas décadas de trabalho e desenvolvimento cientÃfico, o PPG organizou um evento internacional entre os dias 15 e 17 de outubro, no Auditório do Departamento de Engenharia QuÃmica, divulgando suas linhas de pesquisa e os projetos desenvolvidos ao longo desses anos. O encontro também discutiu temas pertinentes à saúde única, linha que entende a saúde humana, animal e ambiental de forma interconectada.
Na abertura, estiveram presentes o diretor e o vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thales Ricardo Cipriani e Marcelo de Meira Santos Lima; a professora Edneia A.S.R. Cavalieri, coordenadora do PPGMPP; e o professor Andrey José de Andrade, chefe do Departamento de Patologia Básica.
Quatro professoras fundamentais para a história do programa foram foram homenageadas: Vânia Aparecida Vicente, Giseli Klassen, Andréa Emilia Marques Stinghen e Vanete Thomaz-Soccol, que, embora não tenha conseguido comparecer ao evento, foi lembrada por seu pioneirismo e determinação ao ajudar a erguer o programa.
Cavalieri reforçou ter orgulho das coordenações que estiveram à frente do PPG, sempre gerido por mulheres fortes, competentes e dedicadas à ciência. A manhã foi concluÃda com uma apresentação do Coral Cantateca, da Biblioteca Pública do Paraná, que tem dois estudantes do programa entre os integrantes.
Os três dias de evento contaram com palestras, mesa redonda e minicursos com renomados cientistas nacionais e internacionais nas áreas de microbiologia, parasitologia, patologia e imunologia, como o professor Juliano Bordignon, do Instituto Carlos Chagas (ICC – Fiocruz), que abordou como funciona a imunidade treinada induzida por vacinas, aprofundando o debate sobre aplicações não convencionais dos imunizantes.
Os minicursos tinham teor bastante prático, como o de Avaliação Genômica, com os pesquisadores da UFPR Emanuel Razzolini e Vania Vicente; e a professora Laura Selbmann, da Universidade de Tuscia, da Itália. Os especialistas ensinaram a identificar a sequência genética dos agentes causais e relacionados a doenças e perturbações da saúde pública.
Outro destaque foi a mesa redonda em que discentes do programa relataram as missões das quais participaram pelo PRInt, Programa Institucional de Internacionalização da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NÃvel Superior) que beneficiou 36 instituições, incluindo a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a participação de 17 subprojetos, bolsas de doutorado sanduÃche, pós-doutorado e a vinda de profissionais e pesquisadores estrangeiros.Â
Sobre o PPGMPP
De abordagem multidisciplinar, o PPGMPP se dedica a diferentes problemas relacionados à saúde única permeando três áreas de concentração: I) Microbiologia; II) Parasitologia; III) Patologia. Criado em 2003 com o curso de mestrado, lançou seu doutorado em 2009. Hoje, com 234 mestrados e 63 doutorados defendidos, o PPG possui nota 5 em uma escala de 3 a 7 definida pela Capes. Saiba mais no site do programa.
(Por LÃvia Inácio, ASPEC BL)