Setor de Ciências Biológicas

Mais que números vultosos, uma grande celebração da Ciência e também do afeto: chega ao fim a Reunião Anual da SBPC sediada pela UFPR

Chega ao fim a 75ª Reunião Anual da SBPC, o maior evento científico da América Latina, em edição sediada pela Universidade Federal do Paraná. A reunião de encerramento realizada na noite de 28 de julho, no Auditório Central do Setor de Tecnologia, no Centro Politécnico, teve mesa composta (foto abaixo) por Paulo Artaxo, Vice-Presidente da SBPC; Cláudia Linhares Sales, Secretária Geral da SBPC; Emmanuel Zagury Tourinho, Reitor da Universidade Federal do Pará, que sediará a próxima Reunião Anual da SBPC; Renato Janine, Presidente da SBPC; Ricardo Marcelo Fonseca, Reitor da Universidade Federal do Paraná; Graciela Ines Bolzon de Muñiz, Vice-Reitora da UFPR e coordenadora da comissão executiva da SBPC e Francilene Procópio Garcia, Vice-Presidente da SBPC.

BioNews (7)

 

Após os cumprimentos dos presentes à mesa e demais autoridades, a Professora Dra. Cláudia informou alguns números preliminares do evento. Na programação científica, foram realizadas 41 conferências com um público de quase 3 mil pessoas, 62 mesas redondas com mais de 3 mil participantes, três encontros realizados com 152 participantes, 13 sessões especiais com 1580 participantes, quatro assembleias com 156 participantes e 701 inscritos nos 32 webminicursos que foram oferecidos. Além do ciclo de conferências, tivemos também duas sessões de pôsteres com 244 trabalhos apresentados (129 presenciais e 115 virtuais) por pesquisadores de 21 instituições e por 121 estudantes indicados pela Jornada Nacional de Iniciação Científica, uma parceria com o CNPq. Em um cálculo preliminar, mais de 8 mil pessoas participaram das atividades da SBPC. O número também é grande no que diz respeito às atividades virtuais, foram mais de 17 mil visualizações nas conferências e mesas transmitidas simultaneamente em canais do Youtube da SBPC e da UFPR. Foram ainda dezenas de atividades realizadas pela sociedades afiliadas da Academia Brasileira de Ciências (ABC), sem levantamento dos números de alcance até o momento. Os aproximadamente 4.000 metros quadrados da tenda da ExpoT&C abrigaram 50 stands de instituições da ciência, tecnologia e inovação e 66 atividades apresentadas no auditório.

Os números preliminares da SBPC Cultural também são vultosos: a Alameda Cultural abrigou teve 49 atividades, com estimativa de 12.500 participantes; no prédio histórico foram oito atividades com 500 participantes; no complexo da Reitoria foram 11 atividades com 2.200 pessoas no total; e na Unespar foram sete atividades com 400 pessoas no local.

Nos mais de 4.000 metros quadrados da tenda da SBPC Jovem foi realizado o Circo da Ciência, com 15 centros e museus de ciências vinculados a ABC oriundos de vários estados do país. Foram 44 projetos inscritos nas feiras de todas as regiões do país, 112 projetos escolares principalmente da região próxima a Curitiba, 140 exposições nos diferentes espaços da tenda. Foram agendadas visitas para mais de 15 mil estudantes. “Foi uma das maiores tendas da SBPC Jovem que a Reunião Anual já teve”, afirma Cláudia.

O balanço preliminar no quesito comunicação também impressiona: mais de 800 notícias sobre o evento foram publicadas em veículos de imprensa e de instituições, além de mais de 5.300 fotos e vídeos marcados nas redes sociais da SBPC.

A Vice-Reitora Graciela agradeceu nominalmente a todos os envolvidos na organização e afirmou ser esse um momento de muita alegria e de grande festa, de renascimento do progresso, da ciência, da tecnologia e da inovação. Após os agradecimentos nominais aos organizadores da comunidade da UFPR e às instituições parceiras, o Reitor da UFPR falou sobre a alegria de ter testemunhado nessa semana da SBPC a pulsação tão intensa da Ciência e da Tecnologia. “Nós podemos fazer pontuações sobre a logística, sobre como foi tudo muito bem feito, como as coisas funcionaram bem, mas quem esteve aqui essa semana testemunhou sobretudo o acolhimento, essa coisa humana, a alegria de quem chegava, a emoção de ver as crianças aqui dentro, o entusiasmo dos integrantes da nossa comunidade que participaram de corpo e alma dessa reunião anual… uma alegria ver esse espaço pulsando internamente para nossa comunidade de técnicos e professores, mas também para fora. Houve repercussão na mídia, houve presença de Ministros e Ministras, houve uma reunião de Reitores das Universidades Federais no Prédio Histórico, houve reuniões de Conselhos e autoridades… mas houve, sobretudo, uma pulsação!”

“Desde que Curitiba foi escolhida como sede para essa Reunião Anual da SBPC, uma magia contaminou a nossa comunidade. Fez com que todo o pessoal da gestão, passando pelas comissões dos projetos nos setores e por um o conjunto imenso da nossa comunidade, entre professores, técnicos e estudantes, abraçasse a ideia. Foi uma química, me permitam o trocadilho, que deu certo! Agradeço do fundo do coração, porque esse é o verdadeiro segredo do sucesso: essa química que tem a ver com a boa energia, com uma articulação que sempre é coletiva, que tem a ver com envolvimento que também é afeto. Essa química fez com que a Universidade Federal do Paraná toda, de Curitiba e dos demais campi, pudesse fazer dessa SBPC o sucesso que ela foi.” — Reitor da UFPR, Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca

 

O Presidente da SBPC, Renato Janine, falou sobre a reconstrução da ciência e o fortalecimento da democracia, desafios que a  SBPC assumiu como lema para esta edição do evento. Falou ainda sobre a alegria de ver tantas crianças interagido nas tendas da SBPC, encantadas com a Ciência, protagonistas do futuro do país. Agradeceu a UFPR e a todos os envolvidos na organização do evento. “Essa Reunião Anual na Universidade Federal do Paraná criou um patamar de tanta qualidade que fica um desafio para o futuro”, afirmou.

“Ficamos muito contentes em termos tido aqui a presença de três Ministros de Estado, dos quais dois representam os maiores orçamentos da República, Saúde e Educação. E a terceira, Ciência, Tecnologia e Inovação é o ministério ao qual a SBPC se aproxima mais, se bem que hoje em dia a Ciência está em pelo menos quatro ministério, incluindo à lista o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil”. — Presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro

 

BioNews (8)

 

A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, se fez presente na reunião de encerramento por meio de um vídeo onde saudou as cientistas e os cientistas presentes na 75ª Reunião Anual da SBPC. Destacou que a realização desse evento no momento de reconstrução da nossa democracia é algo que deve ser, de fato, celebrado. “São tempos que a SBPC ajudou a construir”, afirmou a Ministra.

“A SBPC é construtora de futuro, de saberes, de esperança e de justiça, que são frutos da boa Ciência quando essa é democratizada e vira bem comum de um país e de um povo.” — Ministra Marina Silva

 

Refletindo sobre a busca pelo bem comum, colocado nas questões que norteiam o trabalho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Renato Janine encerrou o evento, com novo encontro já marcado para 2024, em Belém do Pará.

 

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR