Os insetos têm grande impacto sobre a vida humana, especialmente na saúde pública e na questão alimentar. Contribuem tanto com investigações policiais, auxiliando na resolução de crimes por meio do conhecimento da biologia dos insetos necrófagos, até na ciclagem de nutrientes, atividade pela qual exercem importante papel na manutenção do equilíbrio ambiental e da vida.
O Brasil abriga a maior riqueza de espécies de insetos do mundo, com cerca de 91 mil espécies conhecidas atualmente. Esse número representa 73% de um total de cerca de 125 mil espécies de animais registradas para o país. Porém, segundo um grupo de pesquisadores, a falta de investimentos na formação de cientistas especializados em taxonomia representa um dos maiores desafios para a fundamentação e disseminação do conhecimento sobre o potencial da biodiversidade do país.
Pela segunda vez, esse grupo de pesquisadores reúne esforços e lança uma obra de grande importância para a área, visando suprir os déficits de investimento que agravam, entre outros, a avaliação da perda de biodiversidade causada pelas alterações ambientais. Organizado por José Albertino Rafael (Inpa), Sônia Casari (USP), Reginaldo Constantino (UnB) e Gabriel Augusto Rodrigues Melo e Claudio José Barros de Carvalho, ambos professores do Departamento de Zoologia da UFPR, o livro “Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia” ganha uma nova edição, com previsão de lançamento no 35º Congresso Brasileiro de Zoologia, que acontecerá de 26 a 28 de fevereiro, em Porto de Galinhas (PE).
Produzida pela Editora Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), a obra de 880 páginas é um trabalho conjunto de 97 especialistas com atuação em diversas instituições do Brasil e do exterior. Após 12 anos do lançamento da primeira edição, o novo livro engrandece o conhecimento sobre a fauna de insetos brasileiros. Revisado e ampliado, reúne informações atualizadas sobre morfologia, biologia, classificações, números de espécies da fauna brasileira, relações filogenéticas, importância agrícola, médica, veterinária, além de métodos de coletas e chaves de identificação referentes às 28 ordens e 679 famílias de insetos com registros para o Brasil.
“Ainda há muito para ser desvendado. Antes que esta fauna desapareça é preciso conhecer o máximo possível da riqueza com a qual convivemos, onde as espécies habitam e como interagem na natureza. Os insetos são fundamentais para o equilíbrio ambiental e a sobrevivência das demais espécies, dentre elas, a humana. Infelizmente, neste início de século, vivemos um momento desafiador, de alterações ambientais e de notável perda de biodiversidade.” —- Rafael, J.A.; Melo, G.A.R.; Carvalho, C.J.B.; Casari, S.A.; Constantino, R. 2024. Apresentação: a diversidade de insetos no Brasil, pp. x-xii. In: Rafael, J.A.; Melo, G.A.R.; Carvalho, C.J.B. de; Casari, S. & Constantino, R. (eds). Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia. 2ª ed. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus. 880 pp.
O livro “Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia” está disponível na versão online para download gratuito no Repositório do Inpa.