Na tarde desta sexta-feira (25), 27 estudantes do curso de Educação Física da UFPR participaram da cerimônia de colação de grau em sessão pública, sem solenidade formal, realizada no Anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas (SCB). A sessão foi presidida pelo Professor Thales Ricardo Cipriani, Diretor do SCB, que representou o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Paraná, Professor Ricardo Marcelo Fonseca. Também compuseram a mesa o Professor Marcelo de Meira Santos Lima, Vice-Diretor do SCB, a Professora Danielle Torri, Vice-Coordenadora do curso de Educação Física, e Juliana Izabela Gomes de Oliveira, técnica administrativa e Secretária da Coordenação do curso.
A formanda Byanca Rodrigues Czeckailo conduziu o juramento dos concluintes e foi a primeira a receber sua outorga. Foram graduados 16 estudantes como Licenciados e 11 como Bacharéis em Educação Física. O evento também celebrou os alunos com melhor rendimento acadêmico da turma do 1º semestre de 2024. Na modalidade Licenciatura, o prêmio “Padre Jesus Santiago Moure” foi entregue ao formando Luiz Carlos Rodrigues Borges, enquanto na modalidade Bacharelado, Matheus Henrique Mendes Oliveira recebeu o prêmio “Professor Dr. Newton Freire Maia”.
Durante sua fala, a Professora Danielle Torri emocionou-se ao relembrar sua própria colação de grau. Refletiu sobre o papel transformador dos professores na sociedade e a importância da formação na UFPR. Citando Walter Benjamin, destacou que “relembrar é viver de novo”, e incentivou os formandos a serem ousados, corajosos e destemidos em suas futuras jornadas, sem perder o desejo pelo conhecimento.
O Professor Marcelo de Meira Santos Lima enfatizou a colação de grau como um momento de prestação de contas da universidade para a sociedade. Reforçou a alta qualificação dos formandos e destacou a excelência da UFPR, reconhecida nacionalmente como uma das melhores universidades do Brasil. Incentivou os recém-formados a continuarem em busca de novos desafios, lembrando-os de que a UFPR sempre será sua casa para futuras formações e aperfeiçoamentos.
Encerrando a cerimônia, o Professor Thales Cipriani saudou os membros da mesa, os formandos e seus familiares. Comentou sobre a trajetória histórica do Setor de Ciências Biológicas e o prestígio da UFPR. Ele destacou o desempenho dos cursos de Educação Física no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com notas 4 e 5, respectivamente, para Licenciatura e Bacharelado, em uma escala que vai até 5. Lembrou os desafios enfrentados pelos estudantes, especialmente durante a pandemia, e ressaltou os esforços da universidade em manter o ensino de qualidade. Finalizou desejando sucesso aos formandos e reforçando o convite para que retornem à universidade em busca de novas oportunidades acadêmicas e profissionais.
Este foi um momento de grande orgulho para a instituição, pelos desafios enfrentados e superados por cada formando em sua trajetória acadêmica até alcançarem esta louvável conquista, especialmente Matheus Lima de Souza, estudante com deficiência visual, formado Bacharel, e Luiz Gabriel Souza de Lucena, primeiro aluno surdo Licenciado em Educação Física pela UFPR. A cerimônia contou com tradução simultânea em Libras.
Parabéns aos novos profissionais de Educação Física! Que suas trajetórias sejam repletas de realizações e conquistas!
Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR) – 25 de outubro de 2024