Setor de Ciências Biológicas

Seu Luiz é homenageado em colação de grau do curso de Ciências Biológicas

BioNews (10)

Rajadas e trovões do lado de fora, boas surpresas e alegrias do lado de dentro do Teatro da Reitoria! Na noite desta segunda-feira, 4 de setembro, 20 estudantes do Curso de Ciências Biológicas do Setor de Ciências Biológicas (SCB) da UFPR colaram grau em Sessão Pública e Solene do Conselho Universitário. Compuseram a mesa diretiva da solenidade o Prof. Thales Ricardo Cipriani, Diretor do SCB e Presidente da solenidade; o Prof. Marcelo de Meira Santos Lima, Vice-diretor do SCB; a Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da UFPR, Profa. Erika Amano; o Paraninfo da Turma, Prof. Rodrigo dos Santos Machado Feitosa; o Patrono do Turma, Prof. Paulo de Tarso da Cunha Chaves; e, os Professores Homenageados, Lupe Furtado Alle e Paulo Henrique Labiak Evangelista.

Entre os formandos, 12 estudantes colaram grau de Bacharel, cinco de Licenciados e duas de Bacharel e Licenciado. A formanda Annemarie Santos Ráutmann conduziu o juramento. Rafaela Jardim Bonêt foi a oradora da turma. As homenagens foram realizadas pela bióloga Paula Barroso Litáiff, aos mestres; Jhulia de Fátima Wasilùk, aos amigos e amados; Maria Clara Leopoldino Jaculiski, aos ausentes; e, Julia Maria Junkes Serenato, aos familiares.

BioNews (7)

O Prof. Dr. Rodrigo recordou os desafios pelos quais estudantes e profissionais das Ciências Biológicas, em especial, passaram nos últimos anos. “Diante de uma pandemia global de proporções inimagináveis e um cenário político que desfavoreceu cruelmente a educação e a ciência nesse país, vocês persistiram, vocês resistiram e vocês prosperaram”, disse. Pesquisador das formigas no Departamento de Zoologia da UFPR, ele pediu licença para comparar um aspecto dos formandos a estes animais. “Assim como as formigas, cuja rotina é basicamente enfrentar os inúmeros obstáculos em seu caminho, vocês demonstraram que a união e que a perseverança podem superar absolutamente qualquer adversidade”, afirmou.

“Como vocês sabem, formigas são seres pequenos, mas por meio de um trabalho incansável e coletivo transformam toda a paisagem em volta delas. Da mesma forma vocês, com seu conhecimento e compromisso com a ciência e educação têm o potencial de transformar o mundo. Sejam as formigas do mundo! Mas saibam quem transformar o mundo não será uma tarefa fácil. Vocês serão constantemente desafiados. Sentirão medo, passarão por períodos de angústia e questionamentos. Nesses momentos eu espero que vocês se lembrem da noite de hoje e saibam que muitas das suas maiores conquistas vão surgir das suas maiores dificuldades. A pandemia atrasou seus planos, mas não conseguiu deter a busca de vocês por conhecimento. A conjuntura política promoveu um grande retrocesso na ciência e educação do país, mas não foi capaz de apagar a chama de curiosidade e o compromisso que mora dentro de cada um de vocês. Afinal, o que é um biólogo senão uma criança grande na qual a curiosidade e o amor pela vida jamais desapareceu? O conhecimento científico é uma ferramenta poderosa para compreender e solucionar os desafios que a humanidade enfrenta. Vocês, como cientistas e educadores, têm a responsabilidade e o privilégio de contribuir para um futuro mais sustentável e justo, de modo que o mundo se pareça cada vez mais como um ninho de formiga, onde os interesses do indivíduo estão sempre abaixo dos interesses da colônia. Hoje celebramos não apenas a conclusão do curso, mas também o início de uma jornada que promete para vocês descobertas incríveis e realizações notáveis. Sejam persistentes, curiosos, corajosos, como são as famílias, que quando se deparam com um obstáculo, simplesmente calculam se irão passar em volta ou por cima dele. Jamais consideram temer ou recuar.” — Prof. Dr. Rodrigo dos Santos Machado Feitosa

 
download

LUIZ CARLOS FERRAZ: NOME DE TURMA

Como de praxe em todas as colações de grau, o Vice-Diretor do SCB refletiu com os novos profissionais sobre as competências adquiridas após anos de estudo e as necessidade de imprimirem em suas carreiras a responsabilidade de serem representantes da ciência brasileira, elos de ligação com vistas à popularização desta. O Prof. Marcelo garantiu que esta turma entendeu com maestria essa missão por conta da escolha do Nome de Turma, uma homenagem ao Senhor Luiz Carlos Ferraz, colaborador terceirizado que atuou como porteiro no prédio principal do SCB por quase 27 anos. Seu Luiz faleceu em 2021 por complicações decorrentes da Covid-19.

“Vejo que vocês já entenderam com maestria essa missão ao nomearem a turma de vocês em homenagem ao senhor Luiz Carlos Ferraz. O ‘Seu Luiz’, como todos o conhecíamos, foi um exemplo de dedicação ao nosso Setor de Ciências Biológicas. Como porteiro, ele era o rosto do Setor. O primeiro a dar um ‘bom dia’ e a orientar os alunos em nosso labiríntico prédio. O senso de humor afiado e irônico tornava os nossos dias mais leves e instigantes. Nós aguardávamos ansiosamente o momento de perguntá-lo qual seria o cardápio do RU! O que ele, sem titubear, recitava com um detalhamento de um chefe de cozinha. Uma versão quase hollywoodiana do cardápio!” — Prof. Dr. Marcelo de Meira Santos Lima, Vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas

 

O Diretor do SCB destacou o caráter centenário da UFPR, a Universidade mais antiga em atividade constante sem interrupção no Brasil e a sétima melhor do país, entre centenas de instituições públicas e privadas, segundo o ranking mais recente de avaliação de instituições de ensino. Entre as federais, a UFPR figura na 4ª posição. “Além dessa posição de destaque da UFPR entre as universidades brasileiras, é um orgulho para nós dizer que o os cursos de licenciatura e bacharelado de Ciências Biológicas receberam nota máxima no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)”, completou.

A solenidade teve como destaque também o discurso da oradora, Rafaela Bonêt, elogiado pelos Diretores. “Um discurso bonito, que me tocou pela demonstração de orgulho por essa Universidade”, explicou o Prof. Thales. Para além de vivências do currículo e experiências compartilhadas, o discurso abordou a experiência humana dos anos de UFPR.

“Quero que lembremos do sorriso do Seu Luiz ao passarmos pela porta do Setor. Levem o Seu Luiz em seus corações. Não esqueçam dos servidores do RU e a comida quentinha, do transporte gratuito, dos funcionários de serviços gerais, dos técnicos de laboratório. Levem consigo o respeito e o amor com que vivemos na UFPR todos esses anos.” — Bióloga Rafaela Bonêt, oradora da turma

 

BioNews (8)

Aos novos biólogos e biólogas, nosso orgulho pela conquista! Espalhem pelo mundo seu amor por todas as formas de vida que habitam nele! Nossos votos de muitas realizações profissionais! Fica o convite para manterem o vínculo com a UFPR, dando continuidade em um caminho extraordinário! Parabéns!

 

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR