De Harvard para UFPR: Prof. Dr. Giribet faz palestra sobre a carreira de zoólogo no século 21

O Prof. Dr. Gonzalo Giribet, diretor do Museum of Comparative Zoology de Harvard, um dos mais renomados pesquisadores da Biologia Comparada, em especial nas áreas de evolução, filogenômica e sistemática molecular de invertebrados, está na UFPR em visita promovida pelo programa PrInt/CAPES – RIEB (Rede de Internacionalização em Evolução da Biodiversidade) e pelo curso de Filogenômica de Invertebrados no Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFPR.

Com grande projeção internacional, um dos líderes na investigação dos mecanismos evolutivos e relacionamento filogenético em diferentes filos animais, ele foi reconhecido por três anos consecutivos (2017 a 2019) como Highly Cited Researchers – Clarivate Analytics, na principal base de dados acadêmica sobre pesquisa. Participa do corpo editorial de revistas importantes na área de biodiversidade, como Molecular Phylogenetics and Evolution, Zoologica Scripta, Organisms, Diversity & Evolution e Invertebrate Systematics.

Colabora em projetos de pesquisa que reúnem pesquisadores de diferentes países e continentes. Dentre suas publicações, destacam-se estudos sobre o relacionamento de grandes grupos de invertebrados publicados em revistas como Philosophical Transactions of The Royal Society B-Biological Sciences, Molecular Phylogenetics and Evolution, Annual Review of Entomology e Integrative and Comparative Biology. Seus estudos representam grandes avanços na compreensão da evolução dos Metazoa. Os avanços em suas pesquisas foram recentemente reunidos no livro The Invertebrate Tree of Life em coautoria com Gregory Edgecombe que constitui um marco para o estudo e ensino de invertebrados (Giribet & Edgecombe 2020) e na quarta edição do prestigiado livro The Invertebrates (Brusca, Giribet & Moore 2023).

Troca de experiências que fortalece PPG´s da UFPR da área da biodiversidade

O Setor de Ciências Biológicas da UFPR, em especial os Departamentos de Zoologia e Botânica, realizam grande parte de suas pesquisas sobre evolução da diversidade biológica neotropical nos programas de Pós-graduação em Ciências Biológicas nas áreas de concentração em Entomologia, Zoologia e Botânica, e em Ecologia e Conservação. Diversos projetos em execução tanto pelo corpo discente como docente se utilizam de técnicas moleculares e datação com objetivo de compreender a evolução das espécies e ecossistemas. Por essa razão, segundo o Prof. Ângelo Parise Pinto, Vice-coordenador do PPG em Entomologia, a vinda do Dr. Giribet possibilita trocas de experiências, desenvolvimento de projetos já em andamento e visa potenciais colaborações futuras. “Essa visita é um importante fortalecimento dos nossos programas”, conclui.

“O Dr. Giribet é o pesquisador mais importante na atualidade em nível mundial sobre estudos de evolução, filogenômica e sistemática dos animais (metazoários). Para os estudantes de nossos PPGs da área de biodiversidade, em especial o Departamento de Zoologia, que é um centro de estudos referência sobre filogenia e sistemática de animais, essa é uma oportunidade ímpar.” —- Dr. Ângelo Parise Pinto, professor do Departamento de Zoologia da UFPR.

Entre os dias 26 e 30 de junho o Prof. Giribet facilitou o curso “Filogenômica aplicada à sistemática de invertebrados”, promovido pelo PPG em Entomologia da UFPR. No total, participaram 33 estudantes, sendo 14 do próprio PPG em Entomologia da UFPR, 5 do PPG em Zoologia da UFPR e 14 estudantes externos de instituições como USP, Museu Nacional/UFRJ, UFSC, UFPA, UNESP, UFMG e Escuela Politécnica Nacional do Equador.

Finalizando sua visita na instituição, uma palestra aberta ao público será proferida pelo professor no dia 5 de julho, quarta-feira, no Anfiteatro 15 do Setor de Ciências Biológicas, às 13h30, com o tema “A carreira de zoólogo no século 21”. A transmissão será feita pelo canal do Youtube UFPR TV Eventos.