PARTICIPE DAS PESQUISAS DE FISIOTERAPIA RELACIONADAS À SAÚDE DA MULHER

Estudantes do curso de Fisioterapia promovem pesquisas relacionadas à saúde da mulher, para as quais é necessário o recrutamento de voluntárias. Saiba como participar!

Assoalho Pélvico

As alunas Rafaela Amorim, Marina Ribas e Gabriela Barbosa realizam um projeto de pesquisa sobre a musculatura do assoalho pélvico, um conjunto de músculos que sustentam a região reprodutora da mulher.

As alunas selecionam servidoras da UFPR, entre 20 e 60 anos, para participarem de seis encontros, de uma hora cada. Na primeira semana, são aplicados questionários, nas quatro seguintes acontecem rodas de conversa e aplicação de exercícios fisioterapêuticos para fortalecimento do assoalho pélvico. No fim, uma nova análise será feita para saber se houve melhoria em aspectos físicos e psicológicos.

De acordo com Gabriela, as sessões são indicadas para todas as mulheres, independente de possuir alguma disfunção. “A gente quer promover saúde. Muitas mulheres acham que estão saudáveis, mas tem uma musculatura fraca. É algo pouco falado, o quão importante é uma mulher se conhecer, saber que alguns exercícios vão trazer benefícios, um empoderamento pelo conhecimento do próprio corpo”.

Os encontros são as terças e sextas no laboratório de Fisioterapia do SCB. Interessadas podem agendar diretamente com as alunas no Whatsapp – (41) 99683-3726 (Gabriela) e (41) 99821-5050 (Rafaela)

Auriculoterapia

As estudantes de Fisioterapia da UFPR Beatriz Carvalho e Nicolly Souza investigam a relação entre sessões de auriculoterapia e os efeitos sobre a síndrome da TPM. Para isso, elas precisam de 60 voluntárias, que se submeterão a oito sessões de auriculoterapia. Após um mês do fim do tratamento, elas serão avaliadas para ver se houve diminuição de ansiedade e dores no corpo decorrentes da TPM.

As estudantes ofereceram uma sessão gratuita para quem visitasse o stand. A ideia é fazer a aplicação com agulhas em mulheres de 18 a 35 anos para reduzir os sintomas da TPM.

As sessões ocorrem às sextas-feiras, das 8 às 13h, no laboratório de Fisioterapia, no terceiro piso do SCB. O agendamento pode ser feito diretamente por Whatsapp com a estudante Nicolly – 99854-1520

Redução de medidas

As alunas Rubia Alana S. dos Anjos, Natalia de Paiva da Silva, Nandara L. dos Santos, Aline Pesaski e Leticia Hamad de Souza, do curso de Fisioterapia, estão realizando uma pesquisa para comparar os efeitos de recursos terapêuticos para diminuição de gordura em mulheres, ou seja, a combinação de exercícios com a aplicação de uma microcorrente terapêutica. A pesquisa é orientada pela ProfªRacieleIvandra Guarda Korelo.

O estudo irá avaliar três grupos de voluntárias: as que apenas receberão a microcorrente, as que apenas realizarão exercícios e as que realizarão a combinação dos dois fatores. A metodologia compreende um acompanhamento presencial de duas vezes na semana, por 5 semanas.

Os requisitos para se voluntariar são: ter idade entre 18 e 40 anos e não realizar atividades físicas, dietas ou tratamentos estéticos para redução de gordura.  As avaliações devem ser agendadas com a aluna Nandara, pelo telefone (41) 99899-5221.