Entre os dias 28 e 31 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Entomologia (PPGEnto) promoveu a 20ª edição da Semana de Entomologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Coordenado pelos professores Ângelo Parise Pinto e Renato Machado, do Departamento de Zoologia, o evento aconteceu no Anfiteatro 10 do prédio central do Setor de Ciências Biológicas, e reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país para debater desde temas técnicos, como biologia comparada, até tópicos profissionais, como os desafios da vida acadêmica e o mercado de trabalho para o entomólogo.
A Semana também contou com dois lançamentos de livros de docentes do Departamento de Zoologia: “Desvendando as abelhas: O que são e por que conservá-las”, do professor Rodrigo B. Gonçalves, e “Coleções biológicas científicas brasileiras: diagnóstico, prioridades e recomendações”, da professora Luciane Marinoni.
Além de comunicar ciência, atualizar os alunos do programa sobre os principais debates em discussão na Entomologia atualmente, a Semana reúne quatro disciplinas obrigatórias e seminários anuais que acompanham o desenvolvimento dos estudantes. “O objetivo é avaliar o progresso discente na elaboração dos projetos e a produção intelectual associada aos grupos de pesquisa”, diz Pinto, que coordena o PPG.
Criado em 1969, o PPGEnto foi idealizado pelo professor Jesus Santiago Moure, referência histórica no estudo de insetos. Durante a mesa redonda que concluiu o evento e debateu perspectivas profissionais na entomologia, o professor Rodrigo Feitosa, que integra o PPG, lembrou do pioneirismo do programa em âmbito nacional. “Antes de entrar na UFPR, eu já conhecia a relevância científica dos pesquisadores daqui”, disse.
A conversa final também teve a participação dos docentes Mario Navarro, Mirna Casagrande e Paulo H. G. Zarbin, da UFPR, que apresentaram um panorama do desenvolvimento da entomologia brasileira nas últimas décadas, abordaram o aumento do número de profissionais formados e estratégias para uma boa colocação nesse mercado. “Precisamos de um conhecimento amplo que vá além da nossa área. Conhecer poesia, filosofia e sociologia contribui muito para a construção de uma carreira sólida”, aconselhou Navarro.
Fechando a 20ª edição da Semana, o PPGEnto homenageou professores que ajudaram a fomentar as bases do programa entre os anos 1970 e 1980:
Também foram premiados os melhores projetos de mestrado (Prêmio Claudio José Barros de Carvalho) e doutorado (Lúcia Massutti de Almeida) deste ano. O primeiro foi para a estudante Laura Laino, autora do trabalho Revisão taxonômica e história natural das espécies brasileiras de Acanthognathus Mayr, 1887 (Formicidae, Myrmicinae). O segundo foi para João Paulo Vinicios Rodrigues, pelo projeto Platystomatidae (Diptera, Tephritoidea): filogenia e taxonomia.
Conheça o Programa de Pós-Graduação em Entomologia
Siga o PPG no Instagram
Por Lívia Inácio (Aspec/SCB/UFPR)