Nos dias 11 e 18 de setembro, alunos do curso de Fisioterapia da UFPR realizaram visita técnica na Clínica Catarin, em Curitiba, como parte do conteúdo da Disciplina Fisioterapia Musculoesquelética III, sob responsabilidade da professora Anna Raquel S. Gomes.
Aluna utiliza uma prótese de membro superior, com movimento por meio de eletroestimulação, com o auxílio do protesista Luciano Alves
Os alunos puderam conhecer o processo de confecção de órteses, adaptações e montagens de próteses para indivíduos com amputações. Os estudantes puderam experimentar um protótipo, e se locomover com uma prótese, contribuindo para o aprendizado obre processo de reabilitação de pacientes amputados e protetizados. Além disso, os alunos acompanharam a reabilitação de vários pacientes com diferentes níveis de amputação, de diferentes faixas etárias e causas de amputações.
Paciente com amputação transfemural sendo reabilitado, treinando a marcha na rampa
A professora Anna Raquel explica que as causas das amputações são diversas, como: vasculares traumáticas; por tumores; infecções; distúrbios neurológicos ou deformidades congênitas. Para ela, o papel do Fisioterapeuta nesse tipo de reabilitação é fundamental. Os alunos já vivenciam o atendimento hospitalar no Hospital do Trabalhador e a visita oportunizou conhecimentos técnicos e assistenciais envolvidos no processo de reabilitação de indivíduos com amputações e protetizados.
Turma 2017 de Fisioterapia da UFPR com equipe técnica da Clínica Catarin. Fotos – Arquivo pessoal
A Clínica também recebe estudantes de Fisioterapia da UFPR para realizar estágio curricular. Um dos profissionais que lá atuam é o egresso Guilherme Mincewicz, responsável pela reabilitação dos pacientes com amputação, mostrando a inserção dos formados pela UFPR no mercado de trabalho.
Com informações da professora Anna Raquel S. Gomes