O prêmio da Sociedade Real de Entomologia para Jovens Entomólogos é concedido para pesquisadores de qualquer lugar do planeta com publicações renomadas. Os nomes são indicados por colegas entomologistas e os nominados precisam de cartas de recomendação de outros pesquisadores. “Eu não estive envolvido no processo. Alguém me nominou e tive cartas de recomendação de quatro continentes. Eu fiquei orgulhoso”, diz Juliano.
Neste ano, além do pesquisador brasileiro, foram selecionados Bheemanna Somanna Gotyal, da ICAR Central Research Institute for Jute and Allied Fibres (India) e Maryam Yazdani, da Macquarie University (Australia).
Carreira
Juliano ingressou na UFPR em 2009 pelo sistema de cotas e concluiu a graduação seis meses antes do previsto. Logo na sequência foi aprovado no programa de doutorado em Zoologia na Universidade de Oxford, no Reino Unido, uma das mais renomadas do mundo. O biólogo terminou o doutorado também antes do prazo, em 2016. Na sequência, atuou como pesquisador na Universidade Macquarie, na Austrália. Atualmente Juliano é pesquisador na Universidade de Aberdeen, no Reino Unido.
Ao falar sobre o prêmio, Juliano fez questão de ressaltar para os estudantes da UFPR sobre as possibilidades de carreira na pesquisa científica. “Eu espero que seja um pouco mais claro para quem está começando na federal, de que é possível, de que é um caminho que dá para seguir”.
Sociedade Real de Entomologia
A Sociedade Real de Entomologia (Royal Entomological Society) foi fundada no século 19 com o objetivo de promover o desenvolvimento da entomologia, apoiando a pesquisa, a colaboração e a publicação internacionais.