Foto: PFBM/Fisioterapia: Palestra sobre o mundo do trabalho
No primeiro semestre de 2025, estudantes do primeiro período do curso de Fisioterapia da UFPR (Universidade Federal do Paraná) participaram da disciplina “Panoramas da Fisioterapia no Brasil e no Mundo”, que integrou ensino e extensão por meio de aulas de campo realizadas em unidades do SUS (Sistema Único de Saúde). Coordenada pela professora Vera L. Israel, a matéria teve o apoio do fisioterapeuta Eduardo Bittencourt e visava aproximar estudantes da prática profissional e da realidade da saúde pública.
Houve uma preparação teórica sobre conceitos de Fisioterapia, sua história, realidades locais e equipes multiprofissionais, processo fisioterapêutico e a atuação ética, legislação em saúde nas diferentes especialidades legais da área. Durante as atividades educacionais extensionistas de campo, estudantes vivenciaram a fisioterapia na saúde pública, auxiliando usuários do SUS.
Foram realizadas três visitas à comunidade frequentadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dom Bosco/Tatuquara, todas supervisionadas por Bittencourt. Considerando a metodologia de aprendizagem por projetos, as aulas de campo envolveram o conhecer, o compreender, o propor e o agir.
Assim, a aula de campo 1 foi para conhecer os usuários por meio de conversa, caminhada, alongamentos musculares e discussão da realidade local. Na aula de campo 2, Bittencourt, com 5 pacientes/usuários, participaram da estratégia de estudos preliminares de testes funcionais (indicados pelo fisioterapeuta) e aplicação dessas propostas pelos estudantes em regiões corporais considerando as queixas dos usuários. A aula de campo 3 abordou o processo de Fisioterapia na promoção de saúde, com orientações junto aos 5 usuários, fechando o ciclo extensionista.
Na aula de campo 4, a turma conheceu o Centro de Estudos de Comportamento Motor (CECOM), do Departamento de Educação Física da UFPR, e foram recebidos pelo fisioterapeuta Rauce Marçal da Silva. Na palestra e visita guiada, Silva compartilhou diferentes funções e ambientes de trabalho para os fisioterapeutas e sua experiência como classificador do paradesporto junto à Associação Brasileira de Rugby de Cadeira de Rodas (ABRC).
O especialista acompanhou a preparação e o treinamento dos atletas, além da análise de classes, que determinam a elegibilidade dos atletas para competir de acordo com a funcionalidade.
Foto: Aula de Campo 1 PFBM/Fisioterapia: Conhecer a realidade
Outro ponto de destaque, foi ver como o esporte ajuda na recuperação e promoção de saúde dos atletas, que se sentem mais motivados ao participar da atividade. Silva também apresentou seu projeto de mestrado com amputados e aspectos biomecânicos funcionais.
Alunos destacaram ainda a participação de outros fisioterapeutas:
“Agradecemos a cada pessoa envolvida na disciplina, pois foi um período muito enriquecedor para todos”, finaliza a professora Israel.
Foto: Aula de Campo 4 PFBM/Fisioterapia: visita técnica no CECOM/DEF/UFPR
Por Aspec, com informações da professora Vera Lúcia Israel, e das discentes Anna C.V. Knoblauch, Sarah K.K. de Marinho – em 08/08/2025.