Encantar e divertir com ciência: UFPR promove a primeira Colônia de Férias Científica 

Acervo Programa Ciência Interativa

 

Dos dias 14 a 18 de julho, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) promoveu no prédio central do Setor de Ciências Biológicas a primeira edição da Colônia de Férias científica, que busca aproveitar as férias escolares para mergulhar na prática científica e nas pesquisas do Departamento de Biologia Celular. 

Vinculado ao Projeto de Extensão “Educação Ambiental na Prática” e realizado com a colaboração de diversos outros projetos de extensão e programas de pós-graduação do Setor de Ciências Biológicas, o evento foi uma forma de desmistificar a ciência e o cientista para as crianças e suas famílias, despertar o interesse na ciência e possibilitar às crianças o contato com laboratórios, equipamentos e a universidade. 

Durante os 5 dias de programação, professoras do departamento coordenaram 10 oficinas, ensinando sobre temas que iam desde a saúde bucal até a preservação ambiental às 46 crianças de 8 a 14 anos que participaram. Por sua relevância e inovação, houve grande procura para inscrições, e o evento ganhou até uma matéria realizada pela RIC TV, transmitida no programa RIC Notícias Manhã. 

 

Acervo Programa Ciência Interativa

 

 

Criando jovens cientistas 

A ação reuniu diferentes projetos de extensão e dois programas de pós-graduação, sendo que vários desses projetos já atuam com crianças no ambiente escolar. Algumas propostas foram adaptadas, e outras desenvolvidas exclusivamente para a Colônia, como um jogo com indicador de pH, uma oficina sobre a função das vidrarias de laboratório e uma caça ao tesouro que combinou atividades de campo com observações ao microscópio. 

Essa ludicidade e dinamicidade das atividades cativou as crianças, que demonstraram grande entusiasmo especialmente nas atividades que envolviam manipulação de utensílios de laboratório e o uso de microscópios, além das atividades ao ar livre, como a caça ao tesouro, os passeios pelo campus e até um piquenique. 

A professora Flávia Rios, coordenadora do projeto de extensão “Educação Ambiental na Prática”, conta que a procura grande exigiu que o número de vagas fosse limitado para garantir a qualidade, a segurança e o bom andamento das atividades dentro do orçamento disponível.  

Sendo assim, para as próximas edições, o projeto já busca estratégias para ampliar o número de participantes. Outra intenção é aumentar o número de atividades ao ar livre, as favoritas dos estudantes, e incluir novos locais no campus para que os jovens cientistas possam explorar ainda mais os ambientes e possibilidades da UFPR, compartilha a professora. 

 

Acervo Programa Ciência Interativa

 

Para as crianças, uma experiência única de aprendizado. Para os estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores, uma vivência enriquecedora na formação: o desafio de atuar de forma diferente do currículo tradicional. Planejar, organizar atividades e materiais, e interagir com o público. 

Assim, o evento demonstrou, na prática, a importância das atividades de extensão, que transpõem a barreira que restringe a ciência à comunidade universitária, estabelecendo conexão e troca de conhecimento entre a universidade e outros setores da sociedade através de um contato direto com os espaços, projetos e cientistas. 

Assista aqui a matéria sobre a Colônia de férias científica transmitida na RIC TV. 

Por Louie Pedrosa, Aspec SCB/UFPR

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2026 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR