A partir do próximo dia 23, o PET-Educação Física promoverá a Mostra de Experiências Integrativas Universidade/Escola: Crianças nas Trilhas do Protagonismo da Aventura e da Arte. A exposição reunirá eventos e práticas realizadas pela equipe do PET com 56 alunos do quinto ano da Escola Municipal Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto, localizada no Bairro Novo, em 2018 e 2019.
As crianças produziram uma apresentação de circo – a “Trupe Esmanhoto”, fizeram trilhas na floresta próxima ao Departamento de Educação Física (DEF) da UFPR, um passeio de caiaque na Fazenda Canguiri e tiveram uma aula de cultura japonesa. As dinâmicas promoveram reflexão sobre temas como o Bullying, valores humanos, expressividade e domínio corporal. Além disso, os acadêmicos da UFPR puderam conhecer como os saberes são construídos no ambiente escolar.
As atividades ocorreram na Fazenda Canguiri, no DEF e na Escola Paulo Esmanhoto
Nos corredores da sede do DEF do Campus Botânico serão criados quatro espaços temáticos – um para cada atividade – em que os visitantes poderão interagir com as imagens, deixar suas impressões e ler os relatos que as crianças fizeram após cada experiência formativa.
As propostas tiveram a orientação dos bolsistas voluntários do PET Alberto Heitor Molinari e Everson Rogério da Silva; das professoras do DEF Rosecler Vendruscolo, Vera Moro e Letícia Godoy; dos docentes aposentados Claudio Miyagima e Cláudio Portilho, e de Michaela Camargo, egressa do curso de Educação Física da UFPR e professora da Escola Paulo Esmanhoto.
A exposição fará parte da primeira Semana Acadêmica de Educação Física (Saef), promovida pelo centro acadêmico do curso. A semana terá como tema “A Educação Física para além dos muros universitários: reflexões e possibilidades frente à conjuntura social, universitária e nacional”. No dia 23, em consonância com a programação da Saef, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba realizará no DEF o V Workshop de Educação Física Escolar da Rede Municipal, integrando a participação dos profissionais do ensino escolar à semana acadêmica.
As dinâmicas promoveram reflexão sobre temas como o Bullying, valores humanos, expressividade e domínio corporal. Fotos- Acervo PET Educação Física
Sobre o PET
O Programa de Educação Tutorial (PET), coordenado pelo Ministério da Educação, e é desenvolvido por estudantes de graduação, com tutoria de um docente, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A temática adotada pelo PET-Educação Física em 2019 trata das Práticas Corporais na Natureza e desenvolve atividades acadêmicas para a elevação da qualidade da formação dos alunos de graduação, tanto pela produção de trabalhos de pesquisa como por meio de ações com a comunidade interna e externa do curso.