A Universidade Aberta da Maturidade (UAM) da UFPR promoveu, nos dias 7 e 14 de maio, aulas de parasitologia para 60 idosos no Setor de Ciências Biológicas.
“A proposta da aula foi que conhecessem o que é a parasitologia. Conseguiram ver o carrapato pelo microscópio, conhecer também o equipamento. Viram como são as células e como é um animal pelo olhar do microscópio”, informa a coordenadora da UAM, professora Taiuani Marquine Raymundo.
A turma foi dividida em dois grupos. A professora do Departamento de Patologia Básica, Teresa Cristina César Ogliari, conduziu as atividades. “Foi uma experiência gratificante. Eles são interessados, participativos e a troca de conhecimento é mútua”, observa. Os alunos contaram com transporte da UFPR para se deslocar ao local.
Direito do idoso, saúde, patologias, HIV e Aids na terceira idade foram temas já abordados nos encontros da UAM. “Também tiveram aulas sobre construção de histórias e como se comunicar melhor, aulas com professores da educação física, aula sobre como aprender a usar o telefone celular, oficina de treino de funções cognitivas; e ainda terão aula de informática”, complementa Taiuani.
Saiba mais sobre o encontro e como participar da Universidade Aberta da Maturidade aqui.