IV Simpósio Araucária em Biologia Celular e Molecular e IV Host-Pathogen Interaction Meeting reúnem cientistas e pesquisadores em discussões interdisciplinares

Entre os dias 16 e 20 de setembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu o IV Simpósio Araucária em Biologia Celular e Molecular, um evento bianual promovido em parceria entre o Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da UFPR e o Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná). Com o objetivo de incentivar o intercâmbio de conhecimento e fortalecer redes de colaboração, o evento deste ano incluiu uma série de palestras, mesas-redondas, apresentações de pôsteres, sessões orais e concursos de produtos de divulgação científica.

A programação do simpósio abordou temas variados dentro das áreas de biologia celular e molecular, como a aplicação no tratamento de doenças crônicas, câncer, e parasitárias, além de engenharias de tecidos. Outro destaque foi a discussão de temas interdisciplinares como saúde única e pesquisa translacional em medicina de precisão. Durante as palestras, a aplicação de ferramentas de bioinformática e inteligência artificial também teve destaque, demonstrando como as tecnologias emergentes estão transformando a pesquisa biomédica. As atividades incluíram também concursos de imagens e vídeos, ressaltando a importância da divulgação científica.

A coordenadora do Programa de Pós-graduação da Fiocruz Paraná, Profa. Dra. Tatiana Brasil, enfatizou que o simpósio é uma oportunidade para expor as pesquisas desenvolvidas pelos programas participantes, reforçando a importância da colaboração entre instituições para a formação de discentes e a visibilidade dos projetos. Maria das Graças Rojas Soto, vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Paraná, destacou a importância da colaboração entre instituições centenárias como a UFPR e a Fiocruz, afirmando se tratar de uma parceria que fortalece ambas.

IV Host-Pathogen Interaction Meeting foca na interação patógeno-hospedeiro

Nos dois últimos dias do evento, entre 18 e 20 de setembro, ocorreu o IV Host-Pathogen Interaction Meeting, um evento com foco multidisciplinar que discute as interações entre patógenos e hospedeiros, abrangendo vírus, bactérias, parasitos e fungos. A programação incluiu mesas-redondas e sessões de pôsteres, com participação de estudantes de graduação e pós-graduação.

Organizado com o apoio de várias instituições de pesquisa nacionais e internacionais, o encontro promoveu a discussão de estratégias e metodologias inovadoras para o estudo da interação patógeno-hospedeiro. O evento atraiu um público diverso, contribuindo para o desenvolvimento de novas abordagens e colaborações científicas.

Somando cerca de 280 participantes de diversas regiões do Brasil, incluindo Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, ambos os eventos foram realizados no Auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da UFPR, em Curitiba, e marcaram mais uma etapa na construção de uma comunidade científica forte e integrada nas áreas de biologia celular e molecular e de interação patógeno-hospedeiro.

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)