Foto: Acervo pessoal.
O Laboratório de Saúde e Funcionalidade – Alegria em Movimento (LAM-SF), vinculado ao Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (DPRF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participou da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (SIEPE 2025), realizada em outubro, no campus da Universidade, em Curitiba (PR).
A professora doutora Vera Lúcia Israel, coordenadora do LAM-SF e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação FÃsica da UFPR, destacou o envolvimento de estudantes de Iniciação CientÃfica (PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI) e de Monitoria (PID), vinculados a projetos entre 2024 e 2025.
As apresentações integraram o projeto guarda-chuva Doença de Parkinson e Fisioterapia: Análise da Repercussão de Programas de Intervenções com Atividades FÃsicas Terrestres e Aquáticas, que investiga diferentes desfechos funcionais. As pesquisas abordaram temas como mobilidade funcional, qualidade do sono, marcha 3D e atividades de vida diária.
Foto: Acervo pessoal.
O evento também contou com a apresentação do projeto Vivências Pedagógicas na Monitoria em Fisioterapia Aquática: Experiência no Projeto de Iniciação à Docência (PID) da UFPR), desenvolvido por Daniel Augusto Ribeiro Oleskovicz, sob orientação da professora Vera Israel e coorientação das professoras Taina Christinelli e Stephany Ferreira de Souza.
Os estudos são desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), o Centro Hospitalar de Treinamento (CHT) e o Hospital de Reabilitação (HR), utilizando a piscina terapêutica estadual — uma colaboração essencial para a formação de estudantes e o avanço da Fisioterapia Aquática em Curitiba.
Saiba mais sobre o LAM-SF e suas pesquisas
Por Andressa Teixeira (Aspec/SCB/UFPR), com informações da Professora Drª Vera Lúcia Israel (LAM-SF/DPRF/UFPR) – em 12/11/2025.