Na data em que é celebrado o Dia Internacional da Mãe Terra, 22 de abril, o projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade” lança o segundo livro de passatempos da série “Brincando e Aprendendo”. O Dia foi instituído em 2019 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e reconhece a Terra e os seus ecossistemas como a casa comum da humanidade e a necessidade de protegê-la para melhorar a subsistência das pessoas, combater as mudanças climáticas e parar o colapso da biodiversidade.
A publicação “Brincando e Aprendendo sobre pesquisa científica”, voltada para a divulgação de pesquisas científicas relacionadas à temática meio ambiente, busca promover a educação ambiental por meio de uma linguagem adequada e atrativa para as crianças. O conteúdo contempla diversos objetivos de aprendizagem dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Por meio de palavras cruzadas, caça-palavras, labirintos e jogos dos sete erros, as crianças podem aprensder sobre as fontes de energias renováveis e não renováveis; a presença de poluentes na água; a relação entre a saúde dos animais e dos seres humanos; os impactos do aquecimento global para o meio ambiente; o impacto ambiental gerado pelo plástico; a importância de preservar e recuperar a qualidade das águas; o processo de tratamento do esgoto, sobre a remoção de contaminantes dos ambientes aquáticos; a relação entre preservar a biodiversidade e as práticas agrícolas; e práticas sustentáveis.
“Esperamos sensibilizar as crianças e seus familiares sobre a importância da ciência para a sociedade, especificamente das pesquisas científicas relacionadas ao meio ambiente, bem como contribuir para a reflexão e para a difusão de práticas ambientais sustentáveis”, explica Glaucia Pantano, uma das idealizadoras do livro, professora do Departamento de Química e coordenadora do projeto de extensão.
Segundo ela, a necessidade de divulgação sobre a importância da ciência feita por pesquisadores do Paraná que atuam, majoritariamente, nas instituições públicas de ensino foi a motivação para colocar esse projeto em prática. Além das atividades lúdicas, o livro apresenta um breve resumo de pesquisas relacionadas à temática meio ambiente.
A obra foi idealizada e produzida pelas professoras Glaucia Pantano e Camila Silveira, do Departamento de Química do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo professor George Hideki Sakae, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). As ilustrações foram feitas pela mestranda Amanda Ribeiro da Rocha, do Programa de Pós-graduação em Química da UFPR, e as atividades foram desenvolvidas pelas alunas de graduação do curso de Química Maria Eduarda Cavali Vieira, Lyvia Quevedo Bobadilha e Lorena Cristina Cassoni Lima.
A ação é do Projeto de Extensão Universitária “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade”, coordenado por Glaucia Pantano e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFPR.
O material está disponível para download gratuito aqui.
Por Jessica Tokarski (Sucom/UFPR)