A UFPR teve bloqueado em seu orçamento o montante de R$ 25.691.096,00. Esse corte, torna impossÃvel manter compromissos, bolsas e planos até o final deste exercÃcio, que se encerra ao final de 2022. Isso é uma realidade crua para nós e para todas as universidades federais. Trata-se de uma tragédia nacional, que atua contra o nosso futuro e contra nossa juventude, afetando sobretudo os estudantes mais vulneráveis.
Quem sofre é o futuro, as novas gerações e o nosso desenvolvimento econômico e tecnológico. Parece que ciência, universidades e o futuro estão no final na fila no Brasil. Uma vitória do obscurantismo.
Contextualização
Na sexta-feira, o Governo Federal bloqueou 3,23 bilhões de reais do Ministério da Educação, com isso todo o sistema das universidades federais vão sofrer cortes. Isso ocorre praticamente na metade de 2022 e desrespeita as polÃticas internas de planejamento de todas as instituições, baseadas no orçamento aprovado no final de 2021, que não poderá ser administrado internamente pelas universidades. Lembramos que as universidades públicas detém 80% do conhecimento e desenvolvimento cientÃfico no Brasil.
Este orçamento aprovado para 2022 – ano do retorno às atividades presenciais de maneira integral depois da pandemia – já foi aprovado em um montante muito menor do que as necessidades das universidades, menor até mesmo que o orçamento de 2020, e que neste momento sofre uma nova amputação.
A gravidade disso tudo aumenta quando se vê que também foram bloqueados, no mesmo ato, quase 3 bilhões de reais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que seriam destinados ao fomento da pesquisa no paÃs. As universidades e institutos federais e o sistema de ciência e tecnologia são, com isso, as áreas mais prejudicadas nesse corte orçamentário que, a nosso ver, poderia estabelecer prioridades diferentes.
Manifestação do reitor Ricardo Marcelo Fonseca sobre os cortes:
Confira no link abaixo reportagem da RPC sobre o assunto, com a participação do reitor da UFPR e do diretor e vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas, Thales Ricardo Cipriani e Marcelo de Meira Santos Lima.
Meio Dia Paraná – Curitiba | MEC bloqueia 14,5% da verba para Universidades Federais | Globoplay