PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE WORKSHOP SOBRE MICROSCOPIA

No dia 29/03, o Projeto de Extensão ‘Ciência Interativa’ realizou o workshop “Explorando o Mundo Microscópico” para 47 professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental da rede municipal de Curitiba. O objetivo foi estimulá-los a utilizar o equipamento e contribuir com ideias de recursos alternativos para abordar temas relacionados à microscopia de forma ativa e investigativa.

“Muitos destes professores não têm familiaridade com o microscópio. Assim, o workshop também contribuiu para que eles tirassem as dúvidas da manipulação dos equipamentos e aprendessem a preparar alguns materiais para visualização”, explica a professora Flavia Sant’anna Rios, do Departamento de Biologia Celular, a qual coordenou o evento com as professoras Sonia R. Grotzner, Mariana R. Piemonte e Ana Cristina C. Vianna. Também participaram estudantes de Ciências Biológicas que puderam colaborar com a criação, preparação e execução de atividades, bem como, trocar experiências com os professores, o que contribuiu para a formação e iniciação à docência.

De acordo com Flávia Rios, alguns professores tiveram receio em mexer nos equipamentos, mas também demonstraram bastante empolgação ao observar as amostras, principalmente as com organismos vivos, como protozoários, que se movimentavam intensamente. “Também se mostraram muito interessados nas formas alternativas de observar estruturas microscópicas com métodos alternativos, usando o telefone celular e uma lente de caneta laser, ou ainda uma simples gota de água sobre a câmera do celular”, relata a docente.

Em maio, o “Ciência Interativa” promoverá outro workshop de microscopia, mas desta vez mais enfocado em temas relacionados à higiene e saúde. Além de visitas às escolas para adequação dos espaços para realização de aulas práticas.