Projeto de Extensão da Fisioterapia presta tratamento dermatofuncional à comunidade

Uma parceria entre o Centro de Estudos em Fisioterapia e Inovação Tecnológica Avançada (CEFITA) do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (DPRF) e o Centro e Instituto de Aprimoramento e Pesquisas Científicas (Cia-BV) possibilitou a realização de duas visitas técnicas de capacitação para prestar tratamento dermatofuncional à comunidade. A Professora Dra. Raciele Ivandra Guarda Korelo, a Fisioterapeuta Gislaine Bonete e a Embaixadora do Cia-BV Isabel Piati acompanharam os estudantes do curso de graduação em Fisioterapia e integrantes do Projeto de Extensão “Qualificação e Imersão no Mercado de Trabalho” durante as visitas, que ocorreram nos dias 04 e 08 de agosto. A colaboração viabilizou o treino de habilidades de avaliação fisioterapêutica e tratamentos, que incluíram práticas de limpeza de pele e aplicação de recursos fisioterapêuticos em oito adolescentes com pele acneica.

WhatsApp Image 2023-09-13 at 08.26.34

Após a capacitação, por meio do Termo de Convênio firmado entre UFPR e Cia-BV, ocorreu a doação de dermocosméticos da empresa Buona Vita Brasil para o CEFITA. Esses materiais serão utilizados em três frentes do projeto que oferece atendimentos fisioterapêuticos gratuitos em momentos especiais de cuidados à pele: o “Gestar saudável”, direcionado à gestantes e puérperas; “Estética Teen”, destinado à adolescentes com queixas de acnes e estrias; e, o “Bem viver na oncologia”, voltado aos cuidados à pacientes oncológicos e seus cuidadores, visando à promoção da qualidade de vida e bem-estar dos participantes.

“A experiência foi enriquecedora e inspiradora. Capacitou os estudantes para atendimentos seguros e de qualidade nos projetos, pois possibilitou realizarem as avaliações e tratamentos de diferentes tipos de pele com a mesma patologia”, explica a Profa. Raciele. Segundo a extensionista Milene Alves de Ramos, os estudantes estão gratos pelo aprendizado proporcionado. “Foi uma oportunidade que aprimorou a formação acadêmica e que também nos torna mais preparados para lidar com os pacientes na vida profissional”, afirma.

WhatsApp Image 2023-08-04 at 17.42.32

Para aqueles que se interessem em participar do projeto como pacientes, os atendimentos são realizados às sextas-feiras, das 13h às 17h30, no CEFITA (Rua Coração de Maria, 79, Térreo do DPRF, Campus Jardim Botânico). O agendamento de horários deve ser realizado pelo e-mail cefita@ufpr.br.

BemViver
Gestar

Teen

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)