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Rede coordenada por professor da SCB lança documentário sobre impacto da pandemia na educação

A Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), coordenada pelo professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Fernando Mazzilli Louzada –, lançou, em dezembro de 2021, o documentário “Educação na pandemia – retratos futuros”, que busca mostrar diferentes realidades presenciadas por professores ao longo da pandemia. A Rede CpE possui 160 pesquisadores associados de todo o Brasil, dos quais três são docentes da UFPR.

Nos últimos dois anos, escolas permaneceram fechadas, milhões de alunos ficaram sem aulas presenciais, sem merenda escolar ou oportunidades para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Com esse cenário em mente, o filme traz para o debate público uma reflexão sobre as desigualdades que se acentuaram, os reflexos na educação, bem como a falta de compromisso e de investimento do Estado para mitigar os danos.

A semente para o documentário nasceu com o I Prêmio CpE na Sala de Aula, iniciativa lançada em junho de 2021, que recebeu mais de 245 vídeos de todo o país. O empenho dos educadores e as histórias apresentadas nos vídeos motivaram a equipe da Rede a desenvolver um documentário que reunisse pesquisadores e professores para registrar a crise que se instalou na educação brasileira.

O documentário busca mostrar diferentes realidades presenciadas por professores ao longo da pandemia. Foto: Nikhita / Unsplash

“Os educadores buscaram por si só soluções incríveis para manter os alunos engajados e aprendendo. Queremos discutir essas soluções à luz da pesquisa científica, pensando em propostas estruturantes para combater os prejuízos ocasionados pela pandemia”, destaca Marília Zaluar Guimarães, produtora do documentário e uma das coordenadoras da Rede CpE.

Financiada pela Somos Educação e pelo Instituto Ayrton Senna, a produção foi gravada de forma remota e também, respeitando os protocolos sanitários em vigência, em uma escola da cidade do Rio de Janeiro após o retorno presencial das atividades escolares. A perspectiva do professor, tanto sobre o ensino remoto quanto sobre a volta presencial, é um dos destaques do audiovisual.

“Ao repararmos esses prejuízos causados pela pandemia, que a gente busque também reparar os prejuízos históricos que muitos de nossos alunos já vivenciam há bastante tempo. Não é só a pandemia em si: ela veio para reafirmar essa situação”, comenta a professora de história Francilda Fonseca, uma das ganhadoras do I Prêmio CpE na Sala de Aula.

O documentário está disponível de forma gratuita no canal de YouTube da Rede, por meio deste link.

Sobre a Rede CpE

A Rede Nacional de Ciência para a Educação tem por objetivo integrar esforços dos vários laboratórios e pesquisadores do Brasil, de qualquer especialidade, cujo trabalho possa ser aplicado à educação. Tem como mantenedores o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, a Somos Educação e o Instituto Ayrton Senna, bem como apoiadores o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, a Embrapii, o Museu do Amanhã, a Academia Brasileira de Ciências, o Instituto Ciência Hoje e a Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

Confira a ficha técnica.

Por Rede CpE

Fonte: Universidade Federal do Paraná (ufpr.br)

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